O NOVO ENSINO MÉDIO E A IDEOLOGIA DE REPRODUÇÃO DO ESTADO
THE NEW HIGH SCHOOL EDUCATION AND THE STATE'S REPRODUCTION IDEOLOGY
Ana Paula Mendes da Silva (FacMais/SEDUC-GO)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito da teoria althusseriana da escola como aparelho ideológico do Estado perante a realidade do ensino público brasileiro. Buscamos discutir o processo de implantação do projeto Novo Ensino Médio como sendo um dos mecanismos utilizados para a reprodução da ideologia dominante do Estado, podendo este ser visto como uma manobra de camuflagem anunciada à sociedade devido os baixos índices de aprendizagem apresentados pelos estudantes nas avaliações externas educacionais realizadas nas instituições de Ensino Básico do Brasil. Nesse contexto, percebemos um novo significado na teoria althusseriana, visto que a escola já não consegue cumprir de forma eficiente suas atribuições, deixando de transmitir de forma efetiva os saberes práticos e teóricos necessários para o desenvolvimento da formação intelectual do estudante. A guisa de conclusão, pontuamos que a depreciação da educação é consequência da má́ administração do Estado, que investe cada vez mais em políticas públicas improvisadas e fragmentadas que buscam protelar a solução dos problemas basilares da sociedade.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to reflect on the Althusserian theory of the school as an ideological apparatus of the State in the face of the reality of Brazilian public education. We seek to discuss the processs of implementation of the New High School project as one of the mechanisms used for the reproduction of the dominant ideology of the State, which can be seen as a camouflage maneuver announced to society due to the low learning rates presented by students in external educational evaluations carried out in Basic Education institutions in Brazil. In this context, we perceive a new meaning in the Althusserian’s theory, since the school can no longer efficiently fulfill its attributions, failing to effectively transmit the practical and theoretical knowledge necessary for the development of the intellectual formation of the student. As a conclusion, we point out that the depreciation of education is a consequence of the bad administration of the State, which invests more and more in improvised and fragmented public policies that seek to delay the solution of the basic problems of society.
Keywords
Referencias
ALTHUSSER, Louis. Positions Paris: Editions Sociales, 1976.
___________. Filosofia e filosofia espontânea dos cientistas. Lisboa: Editorial Presença, 1979.
___________. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença, 1980.
___________.Sobre a Reprodução. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
BRASIL. Lei no 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em:12 jan.de 2022.
___________.Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 2021. Disponível: https://novoensinomediogoiano.educacao.go.gov.br/dcgoem. Acesso em: 20 abril de 2022.
___________.INEP. Índice de desenvolvimento da educação básica- Ideb. Disponível em: https://www.inep.gov.br/. Acesso em 28 jun. 2022.
___________.INEPa. Avaliação e exames nacionais- PISA. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames- educacionais/pisa. Acesso em 28 jun. 2022.
___________.INEPb. Avaliação e exames nacionais- SAEB. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames- educacionais/pisa. Acesso em 28 jun. 2022.
COELHO, Larissa; HERÉDIA, Thais; MAIA, Rodrigo. Educação brasileira está em último lugar em ranking de competitividade. CNN, São Paulo, 17/06/2021. Disponível: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/educacao-brasileira-esta-em-ultimo-lugar-em- ranking-de-competitividade/. Acesso em 12 de junho de 2022.
Submitted date:
10/11/2022
Accepted date:
30/12/2022