Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6193c808a9539536a326e692
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

IDENTIDADE, PROCESSOS FORMATIVOS E TRABALHO NO CENTRO DAS DISCUSSÕES SOBRE FORMADORES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

IDENTITY, FORMATIVE PROCESSES, AND WORK AT THE CENTER OF DISCUSSIONS ABOUT TRAINERS IN CONTINUING TEACHER EDUCATION 

Jussara Gabriel dos Santos 1. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali 2

Downloads: 0
Views: 422

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as abordagens das pesquisas de mestrado e doutorado que versam sobre formadores no âmbito da formação continuada de professores, dentro do período de 2015 a 2019, disponíveis no Catálogo de Teses de Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. Os formadores em geral são pessoas que se dedicam a formação de outros profissionais, no caso, esse levantamento tem como foco os que atuam com professores. Trata-se de um levantamento bibliográfico com o tratamento de dados a partir das orientações de investigações denominadas estado da arte. Foram selecionadas vinte pesquisas que, após a leitura na íntegra, foram sistematizadas em quatro eixos de discussões, a saber: eixo 1- caracteriza o trabalho dos formadores para o desenvolvimento da formação continuada; eixo 2- proposição de formação continuada com os formadores; eixo 3- construção da identidade e formação dos formadores; eixo 4- análise da proposta de formação continuada desenvolvida pelos formadores. Concluiu-se que as discussões sobre identidade, processos formativos e trabalho foram as abordagens predominantes nos estudos selecionados.

Palavras-chave

Formadores de professores. Formação continuada. Levantamento bibliográfico.

Abstract

The present study aims to analyze and identify the approaches of master's and docto- ral researches that deal with trainers in the context of continuing teacher education, within the period from 2015 to 2019, available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordina- tion for the Improvement of Higher Education Personnel of the Ministry of Education. Trainers in general are people who are dedicated to training other professionals, in this case, this survey focuses on those who work with teachers. This is a bibliographical survey with data treatment Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 2, n. 3, p. 256 – 277, 2021. based on the research orientations called state of the art. Twenty researches were selected that, after being read in their entirety, were systematized in four axes of discussions, namely: axis 1- characterizing the work of the trainers for the development of continuing education; axis 2- proposition of continuing education with the trainers; axis 3- identity construction and training of the trainers; axis 4- analysis of the proposal of continuing education developed by the trai- ners. It was concluded that the discussions about identity, formative processes and work were the predominant approaches in the selected studies.

Keywords

Teacher educators. Continuing education. Bibliographic survey.

Referências

 

ALARCÃO, I. Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 99-152.

AMARAL, M. M. O trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de professores centrada na escola inclusiva em Belém-PA. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará. Belém-PA, 2019.

AMADOR, J. T. Formação continuada de professores do ensino fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará. Belém-PA, 2019.

BARBOSA, L. P. S. Formação do professor formador no contexto da formação continuada da rede municipal de Juiz de fora no ano de 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis. Petrópolis-RJ, 2018.

BARBOSA, S. H. P. B. A teoria do professor reflexivo no processo de formação continuada de professores: uma análise crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP, 2016.

BOLOGNANI, M. S. F. Paisagens da formação de formadores: uma viagem pelas narrativas de gestoras pedagógicas. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade São Francisco. Itatiba-SP, 2017.

CORRÊA, B. R. P. G. O cotidiano do coordenador pedagógico na visão da complexidade: práticas de formação continuada no cenário da educação infantil. Tese (Doutorado em educação) – Programa de Pós-graduação em educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba-PA, 2016.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução de Maria Assunção Flores. Porto: Porto Editora, 2001.

DEUS. A. M. Formação continuada e os formadores de professores dos anos iniciais: das teorias e das práticas. Tese (Doutorado em educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí. Teresina-PI, 2017.

DOURADO, L.F. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Revista Comunicação & Educação, Universidade de São Paulo-SP, v.21, n.1, p. 27 – 39. jan./jun, 2016 Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110712/112709>. Acesso em 05 de abril de 2017.

________________.Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr./jun, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2017.

ESTEVE, J. M. La profesión docente ante los desafios de la sociedade del conocimiento. In: MEDRANO, C. V; VAILLANT, D. (Org). Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Colección Metas Educativas 2021. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) e Fundación Santillana: Madrid-España, 2021. Disponível em:<https://oei.int/pt/publicacoes/metas-educatiivas-2021-aprendizaje-y-desarrollo-profesional-docente>. Acesso em: maio de 2021.

FORMOSINHO, J; FERREIRA, F. I. Concepções de professor. Diversificação, avaliação e carreira docente. In: FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FRAUENDORF. R. B. S. A voz de uma professora-formadora que se inventa e reinventa a partir da/com/na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, 2016.

GAIO, V. M. Formação continuada do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de ponta-grossa (1990-2018): movimentos, possibilidades e limites. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa-PA, 2018.

GOMES, M. S. Formação de formadores. Entre professores e pesquisadores: deslocamentos e dialogismos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, 2019.

GRAZIOLA JUNIOR, P. G. Sentidos na formação continuada na trajetória profissional de docentes: experiências formativas envolvendo universidade e escola. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo- RS, 2016.

HYPOLITO, A. M. Trabalho docente na educação básica no Brasil: as condições de trabalho. In: OLIVEIRA, D. A; VIEIRA, L. F. (Org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução de Juliana dos Santos. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

MAGALHÃES, E. G. Formadores de professores: aspectos da constituição de sua profissionalidade. Tese (Doutorado em educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP, 2016.

MALHEIRO, C.A.L. Mapeamento das necessidades formativas do formador de professores atuante no programa de formação online de mentores. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP, 2017.

MARCELO, C; VAILLANT, D;. Hacia uma formación disruptiva de docentes: 10 claves para el cambio. Madrid/Espanha: NARCEA, S. A. DE EDICIONES, 2018.

MARTINS, N. S. O. A identidade profissional do professor formador de professores para a educação inclusiva: formação docentes e práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho-RO, 2015.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. – jul. 2005-2006. Disponível em:<http://www.pucsp.br/ecurriculum >. Acesso em: maio de 2021.

OLIVEIRA, L. A. A ação profissional do coordenador pedagógico e do professor coordenador: proposições como formadores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro-SP, 2016.

OLIVEIRA, S. M. A formação de professores formadores do Cefapro-MT: desenvolvimento e identidade profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo-SP, 2015.

PEREIRA, C. A. B. Como nos tornamos formadores de professores: processo de constituição profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade São Francisco. Itatiba-SP, 2017.

ROMANOWSKI. J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da
Arte” em educação
. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view. Acesso em: fevereiro de de 2018.

SEVERINO, A. J; Pós-Graduação e Pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2018.

SNOECKX, M. Formadores de professores, uma identidade ainda balbuciante. In: ALTET. M; PAQUAY, L; PERRENOUD, P. A profissionalização dos formadores de professores. Tradução: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA, M. N. Formação continuada de professores no espaço escolar e o exercício do saber formacional de diretores e coordenadores em São Bernardo do Campo: contribuições para uma profissionalidade emergente. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, 2015.

SOUZA, C. R. A. O formador de professores da educação infantil: a atuação profissional a partir do habitus e da experiência docente. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PA, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TILGER, M. A. Já vi esse filme: usos do cinema no trabalho do formador de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo-SP, 2016.

VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Rio de Janeiro: PREAL Brasil, out. 2003.

 

VAILLANT, D; MARCELO, C. Las tareas del formador. Málaga: Ediciones Aljibe, 2001. Disponível em:  <http://www.denisevaillant.com/wp-content/uploads/2018/03/Las_tareas_del_formador.pdf>.Acesso em: julho de 2021.


Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
17/03/2021

6193c808a9539536a326e692 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections