Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

IDENTIDADE, PROCESSOS FORMATIVOS E TRABALHO NO CENTRO DAS DISCUSSÕES SOBRE FORMADORES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

IDENTITY, FORMATIVE PROCESSES, AND WORK AT THE CENTER OF DISCUSSIONS ABOUT TRAINERS IN CONTINUING TEACHER EDUCATION 

Jussara Gabriel dos Santos 1. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali 2

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Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as abordagens das pesquisas de mestrado e doutorado que versam sobre formadores no âmbito da formação continuada de professores, dentro do período de 2015 a 2019, disponíveis no Catálogo de Teses de Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. Os formadores em geral são pessoas que se dedicam a formação de outros profissionais, no caso, esse levantamento tem como foco os que atuam com professores. Trata-se de um levantamento bibliográfico com o tratamento de dados a partir das orientações de investigações denominadas estado da arte. Foram selecionadas vinte pesquisas que, após a leitura na íntegra, foram sistematizadas em quatro eixos de discussões, a saber: eixo 1- caracteriza o trabalho dos formadores para o desenvolvimento da formação continuada; eixo 2- proposição de formação continuada com os formadores; eixo 3- construção da identidade e formação dos formadores; eixo 4- análise da proposta de formação continuada desenvolvida pelos formadores. Concluiu-se que as discussões sobre identidade, processos formativos e trabalho foram as abordagens predominantes nos estudos selecionados.

Palavras-chave

Formadores de professores. Formação continuada. Levantamento bibliográfico.

Abstract

The present study aims to analyze and identify the approaches of master's and docto- ral researches that deal with trainers in the context of continuing teacher education, within the period from 2015 to 2019, available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordina- tion for the Improvement of Higher Education Personnel of the Ministry of Education. Trainers in general are people who are dedicated to training other professionals, in this case, this survey focuses on those who work with teachers. This is a bibliographical survey with data treatment Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 2, n. 3, p. 256 – 277, 2021. based on the research orientations called state of the art. Twenty researches were selected that, after being read in their entirety, were systematized in four axes of discussions, namely: axis 1- characterizing the work of the trainers for the development of continuing education; axis 2- proposition of continuing education with the trainers; axis 3- identity construction and training of the trainers; axis 4- analysis of the proposal of continuing education developed by the trai- ners. It was concluded that the discussions about identity, formative processes and work were the predominant approaches in the selected studies.

Keywords

Teacher educators. Continuing education. Bibliographic survey.

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Submitted date:
11/02/2021

Accepted date:
17/03/2021

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