Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A RESPECTIVA RELAÇÃO DE GÊNERO NA PRÁTICA DE FUTSAL

PARTICIPATION IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES AND THE RESPECTIVE GENDER RELATIONSHIP IN FUTSAL PRACTICE

Alessandro de Freitas 1, Rui Anderson Costa Monteiro 2.

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Resumo

A discussão sobre gênero das aulas de educação física tem se mostrado não somente um item mais progressista dos conteúdos aplicados a sociedade, mas também exigência presente nas novas diretrizes curriculares, cujo competência descreve a compreensão das identidades, dos conflitos, das práticas sociais, do respeito à diversidade e pluralidade de ideias e opiniões, sobretudo o combate ao preconceito de qualquer natureza. No intuito de explorar estas conjecturas, o presente trabalho tem como objetivo verificar a participação de alunos do gênero feminino junto aos de gênero masculino no futsal em aulas de Educação Física escolar. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, descritiva e de análise qualitativa por meio da aplicação de questionário verbal através da forma de checklist (observação) após uma proposta de intervenção de 8 aulas/sessões tematizadas pelo futsal. O trabalho se deu junto aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da Zona Leste do município de São Paulo. Os pressupostos de intervenção se pautam na perspectiva cultural de Neira (2011) e da abordagem metodológica fundada em Severino (2007). Constou-se que ainda a cultura da separação por gênero nas aulas de Educação Física na escola e, principalmente, na prática do futsal é bastante recorrente o que exige incisivo trabalho pedagógico na mudança deste cenário.

Palavras-chave

Educação Física Escolar. Futsal. Relação de Gênero.

Abstract

The discussion on gender in physical education classes has shown not only to be a more progressive item of content applied to society, but also a requirement present in the new curriculum guidelines, whose competence describes the understanding of identities, conflicts, social practices, respect the diversity and plurality of ideas and opinions, especially the fight against prejudice of any kind. In order to explore these conjectures, this work aims to verify the participation of female students with male students in futsal in School Physical Education. Data collection was carried out through a field research, descriptive and qualitative analysis through the application of a verbal questionnaire through the form of checklist (observation) after an intervention proposal of 8 classes/sessions themed by futsal. The work was carried out with students in the 4th year of Elementary School I in a municipal school in the East Zone of the city of São Paulo. The intervention assumptions are based on the cultural perspective of Neira (2011) and the methodological approach founded by Severino (2007). It was found that even the culture of separation by gender in Physical Education classes at school and, especially, in futsal practice is quite recurrent, which requires incisive pedagogical work to change this scenario.

Keywords

School Physical Education. Futsal. Gender Relation.

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Submitted date:
11/02/2021

Accepted date:
17/03/2021

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