PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A RESPECTIVA RELAÇÃO DE GÊNERO NA PRÁTICA DE FUTSAL
PARTICIPATION IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES AND THE RESPECTIVE GENDER RELATIONSHIP IN FUTSAL PRACTICE
Alessandro de Freitas 1, Rui Anderson Costa Monteiro 2.
Resumo
A discussão sobre gênero das aulas de educação física tem se mostrado não somente um item mais progressista dos conteúdos aplicados a sociedade, mas também exigência presente nas novas diretrizes curriculares, cujo competência descreve a compreensão das identidades, dos conflitos, das práticas sociais, do respeito à diversidade e pluralidade de ideias e opiniões, sobretudo o combate ao preconceito de qualquer natureza. No intuito de explorar estas conjecturas, o presente trabalho tem como objetivo verificar a participação de alunos do gênero feminino junto aos de gênero masculino no futsal em aulas de Educação Física escolar. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, descritiva e de análise qualitativa por meio da aplicação de questionário verbal através da forma de checklist (observação) após uma proposta de intervenção de 8 aulas/sessões tematizadas pelo futsal. O trabalho se deu junto aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da Zona Leste do município de São Paulo. Os pressupostos de intervenção se pautam na perspectiva cultural de Neira (2011) e da abordagem metodológica fundada em Severino (2007). Constou-se que ainda a cultura da separação por gênero nas aulas de Educação Física na escola e, principalmente, na prática do futsal é bastante recorrente o que exige incisivo trabalho pedagógico na mudança deste cenário.
Palavras-chave
Abstract
The discussion on gender in physical education classes has shown not only to be a more progressive item of content applied to society, but also a requirement present in the new curriculum guidelines, whose competence describes the understanding of identities, conflicts, social practices, respect the diversity and plurality of ideas and opinions, especially the fight against prejudice of any kind. In order to explore these conjectures, this work aims to verify the participation of female students with male students in futsal in School Physical Education. Data collection was carried out through a field research, descriptive and qualitative analysis through the application of a verbal questionnaire through the form of checklist (observation) after an intervention proposal of 8 classes/sessions themed by futsal. The work was carried out with students in the 4th year of Elementary School I in a municipal school in the East Zone of the city of São Paulo. The intervention assumptions are based on the cultural perspective of Neira (2011) and the methodological approach founded by Severino (2007). It was found that even the culture of separation by gender in Physical Education classes at school and, especially, in futsal practice is quite recurrent, which requires incisive pedagogical work to change this scenario.
Keywords
References
ALTMANN, Helena. Educação Física escolar: relações de gênero em jogo. Coleção Educação e Saúde, São Paulo: Cortez, 2015.
ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar?”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, 2011.
ANDRADE, Maria. Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BARROS; Adil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão, Brasília - DF: MEC, 2017.
CAMPOS, Roberto Wagner Scherr. A prática técnico-pedagógica do professor de educação física em referência à análise da qualidade do ensino em escolas públicas de 2º grau. 1995. 160f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) – Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro, 1995.
CORSINO, Luciano Nascimento. Relações de gênero na Educação Física Escolar: uma análise das misturas e separações em busca da coeducação. 154f. (Mestrado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - UNIFESP, Guarulhos, 2011.
CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. O professor diante das relações de gênero na educação física escolar. Coleção Educação e Saúde. Cortez, São Paulo, 2012.
DA SILVA FLORES, Daniel; DA SILVA, Mauro Amâncio. A participação do gênero feminino no futsal/futebol escolar da cidade de Caxias do Sul. Do Corpo: ciências e artes, v. 1, n. 2, 2013.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, 2012.
DOS SANTOS, Adriana Cavalcanti; LEITE, Carlinda. Políticas curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, 2018.
FLORES, D. S; SILVA, M. A; A participação do gênero feminino no futsal/futebol escolar da cidade de Caxias do Sul. DO CORPO: ciências e artes, v. 1, n. 2, 2013.
FOLLE, A.; POZZOBON, M. E.; BRUM, C. F. Modelos de ensino, nível de satisfação e fatores motivacionais presentes nas aulas de educação física. Rev Educ Física/UEM; 16 (2), 2005.
FOLLE, Alexandra; TEIXEIRA, Fabiano Augusto. Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de Educação Física. Rev Educ Física/UEM, v. 23, n. 1, 2012.
FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009.
FURLAN, Cássia C.; LESSA, Patrícia. Futebol feminino e as barreiras do sexismo nas escolas: reflexões acerca da invisibilidade. Revista Motrivivência, v. 30. Florianópolis, 2008.
JORAS, Pamela. Relações de gênero e futsal praticado por meninas na escola. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Florianópolis, 2013.
MACHADO, Edilâine Batista, et al. Gênero e Educação física: um estudo sobre as relações entre meninos e meninas na escola. Revista Digital, Buenos Aires, a. 15, n. 144, maio de 2010.
NEIRA, Marcos Garcia; LIMA, Maria Emilia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, v. 1, 2012.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 33, n. 3, 2011.
OLIVEIRA, Igor; MEDEIROS, Flávio Vidoni. Percepção dos alunos mediante a prática do Futsal nas Aulas de Educação Física Escolar. São Sebastião do Paraíso-MG. Monografia (Graduação em Educação Física). Faculdade Calafiori, 2017. 34 p.
REIS, Alison Ayrton Nascimento; SILVA, Francisco Fernandes Machado. Gênero e Futsal nas aulas de Educação Física: um Relato de Experiência do Pibid de Educação Física do Unifacex. Congresso Nacional de Educação: Maceió, 2017.
SEVERINO, Antônio. Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. Cortez, 2007.
SILVA, Mário Moreno Rabelo; SANTOS, Heliane Pereira. Cruzando fronteiras: um olhar sobre gênero e o futsal na escola em Catalão. Goiás: Catalão, 2010.
SOUZA, Carolina. Maciel. Relações de gênero e educação física: “visão de jogo” e beleza. Campinas-SP. Monografia (Graduação em Educação Física). Unicamp, 2009. 81 p.
SOUZA, Ediana Lacerda de. O futsal no contexto escolar e os mecanismos necessários para sua a prática no ensino fundamental primeiro ciclo da escola a marechal Rondon. Porto Velho. Monografia (Graduação em Educação Física). Universidade de Brasília, 2009. 47 p.
TEIXEIRA JUNIOR, Jober. Mulheres no futebol, a inclusão do charme. Porto Alegre: Editora Própria, 2006.
Submitted date:
02/11/2021
Accepted date:
03/17/2021