REFLEXÕES SOBRE A EVASÃO NA EJA: PERFIL E OLHARES DOS(AS) ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPETINGA (BA)
REFLECTIONS ABOUT EVASION IN THE EJA: PROFILE AND VIEWS OF THE STUDENTS OF THE MUNICIPAL NETWORK OF TEACHING IN ITAPETINGA (BA)
Adenilson Souza Cunha Junior 1, Janile da Costa Pinto 2, Julita Lopes Carvalho 3.
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre o processo de Evasão escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo o(s) olhar(es) dos(as) estudantes dos colégios CAIC Paulo Hagge, José Marcos Gusmão e Colégio Manoel Novaes situados no Município de Itapetinga-BA. Temos como foco principal apresentar o perfil dos(as) estudantes que frequentaram as turmas da EJA no período de 2014 a 2018, conhecer as novas características do público que buscam essa modalidade, bem como os possíveis motivos que os(as) levam a evadirem da escola. Seguimos os passos metodológicos baseados na pesquisa qualitativa- descritiva, com estudo de caso e análise documental, interpretados e analisados à luz de legislações e referenciais teóricos como: Santos (2003) e Arroyo (2018). Concluímos que o perfil dos(as) estudantes da EJA mudaram ao longo dos anos, devido a grande presença de jovens com histórico escolar de reprovação e que veem na EJA a possibilidade de acelerar os estudos. Assim, a evasão ocorre principalmente pela desestruturação familiar, onde em sua maioria são jovens solteiros(as), com filhos(as) e que precisam trabalhar para manter as despesas da casa. Logo, a rotina de trabalho e estudo se torna cansativa e desestimulante devido ao formato de educação que encontram na escola.
Palavras-chave
Abstract
The article presents reflections on the school dropout process in the Youth and Adult Education (EJA) modality, according to the view (s) of the students of the CAIC colleges Paulo Hagge, José Marcos Gusmão and Colégio Manoel Novaes located in the Municipality of Itapetinga-BA. Our main focus is to present the profile of the students who attended the classes of EJA in the period from 2014 to 2018, to know the new characteristics of the public that seek this modality, as well as the possible reasons that lead them to evade school. We followed the methodological steps based on qualitative-descriptive research, with case study and documentary analysis, which were interpreted and analyzed in the light of laws and theoretical references such as: Santos (2003) and Arroyo (2018). We conclude that the profile of EJA students has changed over the years, due to the great presence of young people with disapproved school history and who see in EJA the possibility of accelerating their studies. Thus, evasion occursmainly due to family breakdown, where most of them are young single people, with children and who need to work to maintain household expenses. Therefore, the work and study routine becomes tiring and discouraging due to the education format they find at school.
Keywords
References
ARROYO, Miguel. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma viagem justa. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2017, p. 7-35.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF: MEC, 23 dez. 1996.
CUNHA JUNIOR, A. S. Saberes Construídos Pelos Professores Nas Práticas Docentes Da Educação De Pessoas Jovens E Adultas (EPJA). Revista Labor, v. 1, n. 16, p. 66 - 79, 15 mar. 2017.OLIVEIRA, Maria O. de M.. Políticas públicas e educação de jovens e adultos. Rev. Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 6, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos>. Acesso em: 23 mar. 2021.
HADDAD, Sérgio. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. 1997.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, p. 29-40, 2000.
ITAPETINGA (BAHIA). Plano Municipal de Educação de Itapetinga 2014-2024 (PME). Secretaria Municipal de Educação. Volume Único. Itapetinga, 2014.
ITAPETINGA (BAHIA). Proposta curricular para a educação de jovens e adultos. Secretaria Municipal de Educação Volume Único. Itapetinga, 2010.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Educação superior ainda que tardia: impactos e efeitos da educação superior entre adultos egressos da EJA. III ALFAEEJA – ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Disponível em: <http://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/4-Geovania-dos-Santos_Educac_a_o-superior-ainda-que-tardia.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2018.
SANTOS. Geovânia Lúcia dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação. Nº 24 setembro-dezembro, 2003.
Submitted date:
02/11/2021
Accepted date:
03/17/2021