Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/61926038a95395450419f162
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Atribuições e desafios do/a coordenador/a pedagógico/a como interlocutor/a no processo de ensino na modalidade remota

Responsibilities and challenges of the coordinator pedagogical as an interlocutor in the process of teaching in remote mode

Adriano Silva Santos 1, Ariana de Santana Sena 2, Caroline de Carvalho Araújo 3.

Downloads: 6
Views: 430

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as possibilidades de interlocução do/a coordenador/a pedagógico/a no processo de ensino na modalidade remota. Para tanto, contamos com as contribuições dos/as teóricos/as: Domingues (2014); Placco, Almeida, Souza (2015); Moran (2007), dentre outros/as. O caminho metodológico do estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Entende-se que são inúmeros os desafios ocasionados ao fazer pedagógico, demandando a organização e acompanhamento das ações educativas em busca de avanços do processo de ensino e de aprendizagem, mesmo diante de condições deficitárias de trabalho, ratificando o papel do/a coordenador/a como mediador/a dos processos pedagógicos na comunidade escolar

Palavras-chave

Coordenador/a pedagógico/a. Ensino remoto. Processos de ensino.    

Abstract

This study aims to analyze the possibilities of interlocution of the pedagogical coordinator in the remote teaching process. To do so, we rely on the contributions of theorists: Domingues (2014); Placco, Almeida, Souza (2015); Moran (2007), among others. The methodological path of the study consists of a qualitative bibliographic research. It is understood that there are numerous challenges caused by pedagogical practice, demanding the organization and monitoring of educational actions in search of advances in the teaching-learning process, even in the face of deficient working conditions, confirming the role of the coordinator as a mediator pedagogical processes in the school community

Keywords

Pedagogical coordinator. Remote teaching. Teaching Processes.

Referências

AZAMBUJA, Ádria Brum de. LEVINSKI, Eliara Zavieruka. BORDIGNON, Luciane Spanhol. Formação continuada de gestores educacionais: a experiência como mobilizadora de processos reflexivos. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; ASSIS, Lúcia Maria de. (org). Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares. Série Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. [Livro Eletrônico]. Brasília: ANPAE, 2019. Disponivel em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/5-Simposios/4VOLUME-Final.pdf. Acesso em: 01/11/2021.

CARVALHO, Lusinete, França de.  O Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada de Professores:  Implicações nos Saberes e Práticas Docentes. Educere:  XIV congresso de Educação. Curitiba, 2017, p. 12250-12264. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26895_13849.pdf. Acesso: 05/11/2021.

DINIZ. Yasmine. Entenda a função e a importância do coordenador pedagógico. Imaginie Educação. 2020. Disponível em: https://educacao.imaginie.com.br/coordenador-pedagogico/. Acesso em: 01/11/2021.

DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação continua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Jackson Costa. A Matemática no Ensino a Distância. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Vol. 01. p. 603-612, Abril de 2017. ISSN:2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/kalins-pdf/singles/matematica-ensino-a-distancia.pdf. Acesso em: 30/10/2021.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

PLACCO, V. M. N. S; ALMEIDA, L. R. de; SOUZA, V. L. T. de. Retrato do coordenador pedagógico brasileiro: nuanças das funções articuladoras e transformadoras. In: PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, Laurinda R. (Org.). O Coordenador Pedagógico no Espaço Escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Loyola, 2015.

SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, Maceió, v.12,n.28,p.19-41,Set./Dez.2020.Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso: 04/11/2021.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VASCONCELOS, Celso dos S. Concepção. Dialética-Libertadora do processo de Avaliação Escolar. São Paulo, Libertad, 1994.

VEIGA, Ricardo Teixeira; MOURA, Alexandre Inácio de; GONÇALVES, Carlos Alberto; BARBOSA, Francisco Vidal. O Ensino à Distância pela Internet: Conceito e Proposta de Avaliação. 1998. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1998-ai-16.pdf. Acesso em: 01/11/2021.

 


Submetido em:
19/09/2021

Aceito em:
23/10/2021

61926038a95395450419f162 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections