Atuação do/a coordenador/a pedagógico/a no início de carreira: reflexões sobre os desafios da práxis
Performance of the pedagogical coordinator at the beginning of career: reflections on the challenges of praxis
Geimi Kelly Almeida Santana 1, Haise da Silva Cunha 2, Grasiele Mota Oliveira 3.
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir e analisar a atuação do/a coordenador/a pedagógico/a no início de carreira. A questão que norteará este estudo está pautada em: Quais são os maiores desafios encontrados pelo/a coordenador/a pedagógico/a na atuação profissional? Com isto, objetivamos, por meio deste, refletir os desafios encontrados pelo/a coordenador/a pedagógico/a na atuação profissional. O referencial teórico contou com a contribuição dos/as seguintes autores/as: Lopes; Mendes; Ferreira (2011), Oliveira (2017), Domingues (2014; 2009), Miziara; Ribeiro; Bezerra (2014), Placco; Almeida; Souza (2011, 2012). Este é um estudo de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica
Palavras-chave
Abstract
This article aims to discuss and analyze the role of the pedagogical coordinator at the beginning of their career. The question that will guide this study is based on: What are the biggest challenges faced by the pedagogical coordinator in professional practice? With this, we aim through this, to reflect the challenges encountered by the pedagogical coordinator in professional practice. The theoretical framework counted on the contribution of the following authors: Lopes; Mendes; Ferreira (2011), Oliveira (2017), Domingues (2014, 2009), Miziara; Ribeiro; Bezerra (2014), Placco; Almeida; Souza (2011; 2012). This is a qualitative study, with bibliographic research.
Keywords
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05/11/2021.
DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e o ensino da formação contínua do docente na escola. Tese (doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.
DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.
LOPES, Tania Maria Rodrigues; MENDES, Gilmara Beatriz Conrado Nogueira; FERREIRA, Maria Nahir Batista. Coordenador Pedagógico e Formação em Serviço: repensando a função. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Curitiba, 2011.
MIZIARA, Leni; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Estudos RBEP. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (on-line), Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Dísponivel em: http://dx.doi.org/10.1590.S2176-6681/3027683. Acesso em: 22/10/2021.
OLIVEIRA, Jane Cordeiro. O Cotidiano Escolar do Coordenador Pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades. Momento: diálogos em educação, v.26, n.1, p. 143-160, jan./jun., 2017. <E-ISSN 2316-3100, v.26, n. 1,p. 143-160, jan./jun. 2017> Acesso em: 22/10/2021.
PLACCO, Vera; ALMEIDA, Laurinda; SOUZA, Vera. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e constradições. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/109554531-O-coordenador-pedagogico-cp-1-e-a-formacao-de-professores-intencoes-tensoes-e-contradicoes-2.html. Acesso em: 22/10/2021.
PLACCO, Vera; ALMEIDA, Laurinda; SOUZA, Vera. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Caderno de pesquisa v.42 m.147 p.754-771 set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WPF5PzGd5zS3QWZPYNhWYDQ/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 22/10/2021
Submetido em:
09/09/2021
Aceito em:
30/10/2021