Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/61925816a953954309449ca3
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Atuação do/a coordenador/a pedagógico/a no início de carreira: reflexões sobre os desafios da práxis  

Performance of the pedagogical coordinator at the beginning of career: reflections on the challenges of praxis

Geimi Kelly Almeida Santana 1, Haise da Silva Cunha 2, Grasiele Mota Oliveira 3.

Downloads: 0
Views: 425

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e analisar a atuação do/a coordenador/a pedagógico/a no início de carreira. A questão que norteará este estudo está pautada em: Quais são os maiores desafios encontrados pelo/a coordenador/a pedagógico/a na atuação profissional? Com isto, objetivamos, por meio deste, refletir os desafios encontrados pelo/a coordenador/a pedagógico/a na atuação profissional. O referencial teórico contou com a contribuição dos/as seguintes autores/as: Lopes; Mendes; Ferreira (2011), Oliveira (2017), Domingues (2014; 2009), Miziara; Ribeiro; Bezerra (2014), Placco; Almeida; Souza (2011, 2012). Este é um estudo de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica

Palavras-chave

Coordenador/a Pedagógico/a. Atuação. Desafios.

Abstract

This article aims to discuss and analyze the role of the pedagogical coordinator at the beginning of their career. The question that will guide this study is based on: What are the biggest challenges faced by the pedagogical coordinator in professional practice? With this, we aim through this, to reflect the challenges encountered by the pedagogical coordinator in professional practice. The theoretical framework counted on the contribution of the following authors: Lopes; Mendes; Ferreira (2011), Oliveira (2017), Domingues (2014, 2009), Miziara; Ribeiro; Bezerra (2014), Placco; Almeida; Souza (2011; 2012). This is a qualitative study, with bibliographic research.

Keywords

 Pedagogical Coordinator. Performance. Challenges.

Referencias

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05/11/2021.

 DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e o ensino da formação contínua do docente na escola. Tese (doutorado).  Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

 DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.                                  

LOPES, Tania Maria Rodrigues; MENDES, Gilmara Beatriz Conrado Nogueira; FERREIRA, Maria Nahir Batista. Coordenador Pedagógico e Formação em Serviço: repensando a função. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Curitiba, 2011.

MIZIARA, Leni; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Estudos RBEP. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (on-line), Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Dísponivel em: http://dx.doi.org/10.1590.S2176-6681/3027683. Acesso em: 22/10/2021.

OLIVEIRA, Jane Cordeiro. O Cotidiano Escolar do Coordenador Pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades. Momento: diálogos em educação, v.26, n.1, p. 143-160, jan./jun., 2017. <E-ISSN 2316-3100, v.26, n. 1,p. 143-160, jan./jun. 2017> Acesso em: 22/10/2021.

PLACCO, Vera; ALMEIDA, Laurinda; SOUZA, Vera. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e constradições. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/109554531-O-coordenador-pedagogico-cp-1-e-a-formacao-de-professores-intencoes-tensoes-e-contradicoes-2.html. Acesso em: 22/10/2021.

PLACCO, Vera; ALMEIDA, Laurinda; SOUZA, Vera. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Caderno de pesquisa v.42 m.147 p.754-771 set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WPF5PzGd5zS3QWZPYNhWYDQ/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 22/10/2021


Submitted date:
09/09/2021

Accepted date:
30/10/2021

61925816a953954309449ca3 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections