Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

DA QUÍMICA À PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE CONFECÇÃO DE PAPEL E ESCRITA LITERÁRIA

FROM CHEMISTRY TO WRITING PRODUCTION: AN INTERDISCIPLINARY PRACTICE OF MAKING PAPER AND LITERARY WRITING

Rogério Bortolin 1, Renata Rossieri 2.

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Resumo

A interdisciplinaridade é uma realidade em contexto escolar, que promove a integração de conteúdos diversos em uma prática significativa para os alunos. Sua prática, no entanto, exige planejamento e diálogo entre as partes envolvidas para que assim essa experiência culmine em uma aprendizagem efetiva e relevante. A busca por práticas educacionais que abordem conhecimentos de maneira mais holística e significativa, perpassando diversas disciplinas, é uma inquietação de muitos professores. Como aliar então cadeiras aparentemente tão distantes como a Química e a escrita de textos literários em contexto escolar? Essa foi a indagação que gerou tal pesquisa e culminou em uma prática interdisciplinar que abrange desde a confecção do papel, e os estudos químicos de tal processo, à produção nas aulas de Língua Portuguesa de um poema autorretrato, uma vez que o papel produzido pode carregar traços pessoais de cada aluno e utilizá-lo para produzir um gênero mais intimista leva a um olhar multimodal do texto, no qual todos os seus elementos — inclusive seu suporte — são importantes para sua leitura e compreensão mais abrangente. Baseando-se nos pressupostos teórico/metodológicos de Pereira, Mortimer, Moro (2015), Laburú e Silva (2011), Oliveira (2012), Bronckart (2006), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Dionísio (2007) e Thiesen (2008), o trabalho foi estruturada, buscando contribuir para práticas educacionais mais expressivas e significativas.

Palavras-chave

Prática interdisciplinar. Conhecimento holístico. Multimodalidade

Abstract

 Interdisciplinarity is a reality in the school context, which promotes the integration of diverse contents in a meaningful practice for students. Its practice, however, requires planning and dialogue between the parties involved so this experience culminates in an effective and relevant learning. The search for educational practices that approach knowledge in a more holistic and meaningful way, spanning several disciplines, is a concern of many teachers. How, then, to combine subjects apparently as distant as Chemistry and the writing of literary texts in a school context? That was the question that generated such research and culminated in an interdisciplinary practice that ranges from the making of paper, and the chemical studies of such a process, to the production in Portuguese Language classes of a self-portrait poem, since the paper produced can carry personal traits of each student and using it to produce a more intimate genre leads to a multimodal analysis of the text, in which all its elements - including its support - are important for its more comprehensive reading and comprehension. Based on the theoretical / methodological assumptions of Pereira, Mortimer, Moro (2015), Laburú e Silva (2011), Oliveira (2012), Bronckart (2006), Marchuschi (2008), Koch and Elias (2012), Dionísio (2007) and Thiesen (2008), the work was structured, seeking to contribute to more expressive and meaningful educational practices.

Keywords

Interdisciplinary practice. Holistic knowledge. Multimodality

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Submetido em:
29/01/2021

Aceito em:
11/03/2021

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