Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6191afeba953952429101598
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

DA QUÍMICA À PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE CONFECÇÃO DE PAPEL E ESCRITA LITERÁRIA

FROM CHEMISTRY TO WRITING PRODUCTION: AN INTERDISCIPLINARY PRACTICE OF MAKING PAPER AND LITERARY WRITING

Rogério Bortolin 1, Renata Rossieri 2.

Downloads: 1
Views: 568

Resumo

A interdisciplinaridade é uma realidade em contexto escolar, que promove a integração de conteúdos diversos em uma prática significativa para os alunos. Sua prática, no entanto, exige planejamento e diálogo entre as partes envolvidas para que assim essa experiência culmine em uma aprendizagem efetiva e relevante. A busca por práticas educacionais que abordem conhecimentos de maneira mais holística e significativa, perpassando diversas disciplinas, é uma inquietação de muitos professores. Como aliar então cadeiras aparentemente tão distantes como a Química e a escrita de textos literários em contexto escolar? Essa foi a indagação que gerou tal pesquisa e culminou em uma prática interdisciplinar que abrange desde a confecção do papel, e os estudos químicos de tal processo, à produção nas aulas de Língua Portuguesa de um poema autorretrato, uma vez que o papel produzido pode carregar traços pessoais de cada aluno e utilizá-lo para produzir um gênero mais intimista leva a um olhar multimodal do texto, no qual todos os seus elementos — inclusive seu suporte — são importantes para sua leitura e compreensão mais abrangente. Baseando-se nos pressupostos teórico/metodológicos de Pereira, Mortimer, Moro (2015), Laburú e Silva (2011), Oliveira (2012), Bronckart (2006), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Dionísio (2007) e Thiesen (2008), o trabalho foi estruturada, buscando contribuir para práticas educacionais mais expressivas e significativas.

Palavras-chave

Prática interdisciplinar. Conhecimento holístico. Multimodalidade

Abstract

 Interdisciplinarity is a reality in the school context, which promotes the integration of diverse contents in a meaningful practice for students. Its practice, however, requires planning and dialogue between the parties involved so this experience culminates in an effective and relevant learning. The search for educational practices that approach knowledge in a more holistic and meaningful way, spanning several disciplines, is a concern of many teachers. How, then, to combine subjects apparently as distant as Chemistry and the writing of literary texts in a school context? That was the question that generated such research and culminated in an interdisciplinary practice that ranges from the making of paper, and the chemical studies of such a process, to the production in Portuguese Language classes of a self-portrait poem, since the paper produced can carry personal traits of each student and using it to produce a more intimate genre leads to a multimodal analysis of the text, in which all its elements - including its support - are important for its more comprehensive reading and comprehension. Based on the theoretical / methodological assumptions of Pereira, Mortimer, Moro (2015), Laburú e Silva (2011), Oliveira (2012), Bronckart (2006), Marchuschi (2008), Koch and Elias (2012), Dionísio (2007) and Thiesen (2008), the work was structured, seeking to contribute to more expressive and meaningful educational practices.

Keywords

Interdisciplinary practice. Holistic knowledge. Multimodality

Referencias

BRONCKART, J.P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras. 2006

CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD. 1999

CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades. 1995.

DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (orgs.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica. 2007

FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra. São Paulo, n.9, p. 123-132, out. 1969. Disponível em <http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/Freire,%20Paulo%201969%20Papel%20da%20educacao%20na%20humanizacao.pdf >. Acesso 10 nov. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUKS, R. DIANA, D. FERNANDES, M. Dicionário de símbolos. Disponível em: < https://www.dicionariodesimbolos.com.br >. Acesso em 20 out. 2020.

KOCH, I. V. e ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual.  São Paulo: Contexto. 2012

KLEIN, T. A. da S. LABURÚ, C. E. Multimodos de representação e teoria da aprendizagem significativa: possíveis interconexões na construção do conceito de biotecnologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.14, n. 02, p. 137-152. 2012 Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n2/1983-2117-epec-14-02-00137.pdf>. Acesso em: 17 out. 2020.

LABURÚ, C. E. ARRUDA, S. M. & Nardi, R. Por um pluralismo metodológico para o ensino de ciências de ciências, Ciência & Educação. v.9, n.2, p. 247-260, 2003.

LABURÚ, C. E. SILVA, O. H. M. Multimodos e múltiplas representações: fundamentos e perspectivas semióticas para a aprendizagem de conceitos científicos. Investigações em Ensino de Ciências. v16(1), p. 7-33. 2011

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008

OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 1, p. 139-153. 2012. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/laequi/wp-content/uploads/2015/03/contribui%C3%A7%C3%B5es-e-abordagens-de-atividades-experimentais.pdf>. Acesso em: 15 out. 2020.

PEREIRA, R. R., MORTIMER, E. F., MORO, L. (2015). Os Gestos Recorrentes e a Multimodalidade em Aulas de Química Orgânica no Ensino Superior. Química nova na escola. v. 37, nº Especial 1, p. 43-54.Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/08-CP-107-14.pdf>. Acesso em: 20 out. 2020.

PRAIN, V.; WALDRIP, B. An exploratory study of teachers’ and students’ use of multi-modal representations of concepts in primary science. International Journal of Science Education, v. 28, n. 15, p. 1843-1866. 2006

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação [on line] v. 13, n. 39. 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1413-24782008000300010>. Acesso em 10 nov. 2020.

TOZONI-REIS. M.F.C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. IESDE Brasil S/A. Curitiba, 2009.

 

 

 


Submitted date:
29/01/2021

Accepted date:
11/03/2021

6191afeba953952429101598 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections