Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6127e913a953950783761a44
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

.LEARNING DIFFICULTIES IN THE CONTEXT SCHOOL: POSSIBILITIES AND CHALLENGES

Vanessa Alves Pereira 1, Diana Silva de Jesus 2, Elisângela Maura Catarino 3, Thauane Cristine Branquinho Pereira 4.

Downloads: 25
Views: 1721

Resumo

A dificuldade de aprendizagem no contexto escolar é uma temática que tem sido muito discutida atualmente, tendo em vista a dificuldade dos docentes em encontrar métodos e práticas adequadas para se trabalhar com esses alunos. A metodologia utilizada neste estudo pauta-se na pesquisa qualitativa voltada para a revisão bibliográfica, cujo objetivo central foi o de compreender as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, bem como suas causas e possibilidades de intervenção pedagógica para que se possa contribuir com o aluno na superação de tais barreiras. Os objetivos específicos foram: identificar as diferenças entre as dificuldades de aprendizagem e os distúrbios/transtornos de aprendizagem; compreender as causas das dificuldades de aprendizagem para uma melhor possibilidade de intervenção; apresentar práticas pedagógicas que possam contribuir para superação das barreiras causadas pelas dificuldades de aprendizagem. Inicialmente, o trabalho abordou estudos e teorias sobre a aprendizagem, em seguida foram apresentadas diferenças e aproximações entre as dificuldades e os distúrbios/transtornos de aprendizagem. Por fim, foram apresentadas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar o professor em sala de aula, de modo a contribuir para que alunos com tais dificuldades possam superá-las. Conclui-se que a temática necessita de ser desmitificada e mais explorada pelos pesquisadores, com objetivo de se buscar mais métodos e práticas pedagógicas que possam ser utilizadas por professores, de modo a contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por muitos alunos no contexto escolar. 

Palavras-chave

Dificuldades de aprendizagem. Escola. Práticas pedagógicas.

Abstract

Learning difficulty in the school context is a topic that has been much discussed today, in view of the difficulty of teachers in finding suitable methods and practices to work with these students. The methodology used in this study is based on qualitative research aimed at the literature review, whose main objective was to understand the learning difficulties in the school context, as well as their causes and possibilities of pedagogical intervention so that one can contribute to the student in the overcoming such barriers. The specific objectives were to identify the differences between learning difficulties and learning disorders / disorders; understand the causes of learning difficulties for a better possibility of intervention; present pedagogical practices that can contribute to overcome the barriers caused by learning difficulties. Initially, the work addressed studies and theories about learning, then differences and approximations between difficulties and learning disorders/disorders were presented. Finally, pedagogical practices were presented, in order to assist the teacher in the classroom, in order to contribute so that students with such difficulties can overcome them. It is concluded that the theme needs to be demystified and further explored by researchers, to seek more pedagogical methods and practices that can be used by teachers, in order to contribute to minimize the learning difficulties faced by many students in the school context.

Keywords

Learning difficulties. School. Pedagogical practices

Referências

ALMEIDA, R. P; et al. Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de resposta à intervenção em uma amostra brasileira. Revista Brasileira de Educação. v. 21 n. 66 jul.-set. 2016. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n66/1413-2478-rbedu-21-66-0611.pdf>.Acesso em: 01 de out. 2020.

AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013.

BANDURA, A. Social Cognitive Theory. In R. Vasta (Ed.). Annals of Child Development. Six Theories of Child Development (Vol. 6, pp. 1-60). Greenwich, CT: JAI Press, 1989.

CAMPOS, L. M. L. Rotulação de Alunos Como Portadores de "Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem": Uma Questão a ser Refletida Depto. de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marilia. SP. 2015. Disponível em:<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p125- 140_c.pdf>. Acesso em: 18 out. 2020.

CASTRO, D. F.; TREDEZINI, A. L. M. A importância do jogo/lúdico no processo de ensino aprendizagem. Revista Perquirere, 11 (1): 166-181, jul. 2014. Disponível em:<perquirere.unipam.edu.br/documents/23456/422843/A+++importância+do+jogo-lúdico+no+processo+de+ensino-aprendizagem.pdf>. Acesso em: 27 de set. 2020.

CORREIA, L, M. Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem especificas. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 13, nº 02, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000200002. Acesso em: 25 de out. 2020.

ERILDO, J; BERNARDA, P; ROMEIRO, P. Educação inclusiva no cotidiano escolar: dificuldades de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 2009. Disponível em: http://www.abpp.com.br/artigos/98.htm. Acesso em: 25 out. 2020.

FEIST, J.; FEIST, G. J.; ROBERTS, T. A. Teorias da personalidade. Edição: 8. AMGH, 2015.

FONSECA, V. Dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [S.l.]: Cultural, 2009.

HENKLAIN, M.H.O; CARMO, J.S. Contribuições da Análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa, v.43 n.149, p.704-723, 2013.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NATEL, M. C.; TARCIA, R. M. L.; SIGULEM, D. A aprendizagem humana: cada pessoa com seu estilo. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 30, n. 92, p. 142- 148, 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v30n92/08.pdf>.Acesso em: 27 de set. 2020.

OLIVEIRA, G. G. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos 18(1):13-24, janeiro/abril 2014. Disponível em: <revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2014.181.02/39

87>.Acesso em: 27 de set. 2020.

OSTI, A. Dificuldades de aprendizagem, Afetividade e Representações Sociais: reflexões para a formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Edição: 12. AMGH, 2003

PIAGET, J. O possível e o necessário. Evolução dos possíveis na criança. Porto Alegre: Artes médicas, v. 1, 1985.

PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; TEIXEIRA, Maria Filomena Rodrigues; SANTANA, Lousana de Jesus; ABDALLA, Cláudia de Souza; ALVES, Angélica Ferreira(2020). Curriculum and Identity its Impacts on the School Context in Goiás: Points and Counterpoints. Am. In. Mult. J., Jul to Oct. (9) 5, 196-204

ROTTA, N.T. Dificuldades para a aprendizagem. In: ROTTA, N.T. Transtornos da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ISTO, Fermino Fernandes (et. al. – orgs). Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

SKINNER, B. F. Tecnologia de ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1972.

_____________. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974.

SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de a-z: um guia completo para pais e educadores. São Paulo: Artmed, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional, Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZORZI, J. L. A Alfabetização: uma proposta para ensinar Crianças com Dificuldade de aprendizagem. In: ZORZI, J. L.; CAPELLINI, S. A. (Org). Dislexia e outros distúrbios de leitura-escrita: letras desafiando a aprendizagem. 2. Ed. São José dos Campos: Pulso, 2009.

 


Submetido em:
14/12/2020

Aceito em:
08/03/2021

6127e913a953950783761a44 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections