DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
.LEARNING DIFFICULTIES IN THE CONTEXT SCHOOL: POSSIBILITIES AND CHALLENGES
Vanessa Alves Pereira 1, Diana Silva de Jesus 2, Elisângela Maura Catarino 3, Thauane Cristine Branquinho Pereira 4.
Resumo
A dificuldade de aprendizagem no contexto escolar é uma temática que tem sido muito discutida atualmente, tendo em vista a dificuldade dos docentes em encontrar métodos e práticas adequadas para se trabalhar com esses alunos. A metodologia utilizada neste estudo pauta-se na pesquisa qualitativa voltada para a revisão bibliográfica, cujo objetivo central foi o de compreender as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, bem como suas causas e possibilidades de intervenção pedagógica para que se possa contribuir com o aluno na superação de tais barreiras. Os objetivos específicos foram: identificar as diferenças entre as dificuldades de aprendizagem e os distúrbios/transtornos de aprendizagem; compreender as causas das dificuldades de aprendizagem para uma melhor possibilidade de intervenção; apresentar práticas pedagógicas que possam contribuir para superação das barreiras causadas pelas dificuldades de aprendizagem. Inicialmente, o trabalho abordou estudos e teorias sobre a aprendizagem, em seguida foram apresentadas diferenças e aproximações entre as dificuldades e os distúrbios/transtornos de aprendizagem. Por fim, foram apresentadas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar o professor em sala de aula, de modo a contribuir para que alunos com tais dificuldades possam superá-las. Conclui-se que a temática necessita de ser desmitificada e mais explorada pelos pesquisadores, com objetivo de se buscar mais métodos e práticas pedagógicas que possam ser utilizadas por professores, de modo a contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por muitos alunos no contexto escolar.
Palavras-chave
Abstract
Learning difficulty in the school context is a topic that has been much discussed today, in view of the difficulty of teachers in finding suitable methods and practices to work with these students. The methodology used in this study is based on qualitative research aimed at the literature review, whose main objective was to understand the learning difficulties in the school context, as well as their causes and possibilities of pedagogical intervention so that one can contribute to the student in the overcoming such barriers. The specific objectives were to identify the differences between learning difficulties and learning disorders / disorders; understand the causes of learning difficulties for a better possibility of intervention; present pedagogical practices that can contribute to overcome the barriers caused by learning difficulties. Initially, the work addressed studies and theories about learning, then differences and approximations between difficulties and learning disorders/disorders were presented. Finally, pedagogical practices were presented, in order to assist the teacher in the classroom, in order to contribute so that students with such difficulties can overcome them. It is concluded that the theme needs to be demystified and further explored by researchers, to seek more pedagogical methods and practices that can be used by teachers, in order to contribute to minimize the learning difficulties faced by many students in the school context.
Keywords
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Submetido em:
14/12/2020
Aceito em:
08/03/2021