Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/603c3bb6a9539530dc328584
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A FORMAÇÃO DOCENTE ENQUANTO ESPAÇO DE COMPLEXIDADE E DIVERSIDADE

Danieli Aparecida Ulian

Downloads: 2
Views: 532

Resumo

Com a finalidade de realizar a revisão de literatura, em consonância com as discussões teóricas promovidas nas aulas de Tópicos Especiais em Currículo, Formação Docente e Diversidade: Formação de Professores nas Contemporaneidade: interseções entre o campo teórico e as políticas educacionais, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Paranaíba, apresenta-se este artigo. A divisão deste concentrou-se em três subtópicos, sendo o primeiro destinado a apresentar o histórico e conceitos que envolvem a Formação Docente, o segundo, a metodologia de pesquisa. Por último, a apresentação dos protagonistas da pesquisa. Para concluir, foram apresentados os posicionamentos teóricos e metodológicos de pesquisadores e que contribuíram com o desenvolvimento e o fortalecimento da pesquisa em Educação. A formação continuada apresenta-se como grande desafio pela complexidade e diversidade de pessoas envolvidas advindas de diferentes formações, assegurada aos sistemas de ensino progressivos graus de autonomia pedagógica às unidades escolares públicas de educação básica por meio Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Este projeto visa investigar como acontece a formação continuada em serviço. Para isso, parte-se da seguinte problematização: Os estudos formativos em ATPC impactam positivamente na melhoria da aprendizagem dos alunos e nos índices das avaliações externas?  A pesquisa é de campo, abordagem qualitativa, com coleta de dados e registros, cujos instrumentos são: legislação, Plano de Gestão das escolas, pautas formativas das HTPCs/ATPCs, registros de acompanhamento dos PCs, resultados oficiais de avaliações externas SARESP, SAEB, nos anos referidos anteriormente, dentre outros que forem necessários no percurso da pesquisa. Por fim, consolida-se a hipótese de a que formação dos professores em serviço, mais especificamente, na ATPC, em muitos contextos, é considerado deficitário por contemplar, na maioria das vezes, apenas discussões relacionadas a problemas escolares em geral e não ser usada como espaço efetivo de formação. Por fim, acredita-se, ainda timidamente, que a formação em serviço impacta nas aprendizagens dos alunos e nos resultados educacionais. 

Palavras-chave

Formação Docente. Formação em serviço. Melhoria da aprendizagem

Referências

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto Alegre: Porto, 1996.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa.  In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994. p.47- 51.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. Brasília, 1986.

BRASIL, MEC. Movimentos pela Base Nacional Comum. Critérios da Formação Continuada para os referenciais curriculares aliados à BNCC. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2019/01/PDF-Crit%C3%A7%C3%A3o-v6-final.pdf

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com as histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p.11-30, jan./jun.2002.

CAPUZZO, Denise de Barros; ARAUJO, Denise Silva. PNE 2014-2024 Políticas de Formação de professores para Educação Infantil: Conquistas e Tensões. Belo Horizonte, v.08, n. 14, p.83-102,jan./jun.2016. Disponível em : https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/134/122.

DOMINICÉ, Pierre. Título do trabalho Capítulo 4- A biografia educativa: instrumento de investigação para educação de adultos. In. NÓVOA, António. FINGER, Matthias. Org. O método (auto) biográfico e a formação. São Paulo, SP: Paulus, 2010,  PP.143-153.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate ente projetos de formação. Educação e Sociedade., Campinas, vol. 23, n.80, setembro/2002, p.136-167. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 mar. 2020.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores, para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LÜDKE, Elisa & André, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas, 1948. 1ª Ed.São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo, 2007.Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf  Acesso em: 20 out.2020.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PASSEGI, Maria da Conceição. Memoriais de formação: processos de autoria e de (re) construção identitária. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In Anais Eletrônicos da III Conferência de Pesquisa Sócio Cultural, julho de 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In. Fazenda, Ivani (Org.) Didática e interdiciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida. Natal/RN: EDUFRN, 2012.

___________.Decreto 28089, de 13/01/1988. Criação dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. São Paulo, SEE, 1988.

___________. Decreto n.28624/88  São Paulo, 1988a.

___________. Resolução SE n.279, de 28 de dezembro de 1988. São Paulo, 1988b.

___________. Decreto n.29.501, de 5 de janeiro de 1989. São Paulo, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. In. Revista Brasileira de Educação. v.14, n.40. jan/abr.2009.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.14, p. 143- 155, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40a12.pdf.    

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 20ª Ed. São Paulo: Cortez, 1997, p. 141-143.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11ª Ed.Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

VASCONCELOS, Sandra Maria Farias. Professor: que história é essa? In. Revista Educação em Questão. Natal, v.25, n.11, p.62-79, jan./abr.2006.

ZEICHNER, Kenneth M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. In. Revista Brasileira de Educação. N.9, 1998.


Submetido em:
12/09/2020

Aceito em:
20/11/2020

603c3bb6a9539530dc328584 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections