Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

A FORMAÇÃO DOCENTE ENQUANTO ESPAÇO DE COMPLEXIDADE E DIVERSIDADE

Danieli Aparecida Ulian

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Resumo

Com a finalidade de realizar a revisão de literatura, em consonância com as discussões teóricas promovidas nas aulas de Tópicos Especiais em Currículo, Formação Docente e Diversidade: Formação de Professores nas Contemporaneidade: interseções entre o campo teórico e as políticas educacionais, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Paranaíba, apresenta-se este artigo. A divisão deste concentrou-se em três subtópicos, sendo o primeiro destinado a apresentar o histórico e conceitos que envolvem a Formação Docente, o segundo, a metodologia de pesquisa. Por último, a apresentação dos protagonistas da pesquisa. Para concluir, foram apresentados os posicionamentos teóricos e metodológicos de pesquisadores e que contribuíram com o desenvolvimento e o fortalecimento da pesquisa em Educação. A formação continuada apresenta-se como grande desafio pela complexidade e diversidade de pessoas envolvidas advindas de diferentes formações, assegurada aos sistemas de ensino progressivos graus de autonomia pedagógica às unidades escolares públicas de educação básica por meio Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Este projeto visa investigar como acontece a formação continuada em serviço. Para isso, parte-se da seguinte problematização: Os estudos formativos em ATPC impactam positivamente na melhoria da aprendizagem dos alunos e nos índices das avaliações externas?  A pesquisa é de campo, abordagem qualitativa, com coleta de dados e registros, cujos instrumentos são: legislação, Plano de Gestão das escolas, pautas formativas das HTPCs/ATPCs, registros de acompanhamento dos PCs, resultados oficiais de avaliações externas SARESP, SAEB, nos anos referidos anteriormente, dentre outros que forem necessários no percurso da pesquisa. Por fim, consolida-se a hipótese de a que formação dos professores em serviço, mais especificamente, na ATPC, em muitos contextos, é considerado deficitário por contemplar, na maioria das vezes, apenas discussões relacionadas a problemas escolares em geral e não ser usada como espaço efetivo de formação. Por fim, acredita-se, ainda timidamente, que a formação em serviço impacta nas aprendizagens dos alunos e nos resultados educacionais. 

Palavras-chave

Formação Docente. Formação em serviço. Melhoria da aprendizagem

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Submetido em:
12/09/2020

Aceito em:
20/11/2020

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