CURRÍCULO ESCOLAR: CAMINHOS PERCORRIDOS ATÉ A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Camila Aparecida Ferreira
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o currículo escolar, de levantar questões de como ele deve ser e quais objetivos devem alcançar, para isso levantamos um breve histórico, ou seja, como em determinados períodos históricos o currículo foi concebido e influenciado pelas dimensões econômicas e culturais da sociedade, a construção deste ao longo do tempo até chegar às mais recentes modificações propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise se baseou em pesquisa bibliográfica. Na discussão, são contemplados os aspectos tradicionais, críticos e pós-críticos do currículo. Tomaremos como base uma revisão bibliográfica de SILVA (2010); e da BNCC (2017) finalizando com a discussão da importância da Educação Integral e de como isso se refletirá na formação de professores.
Palavras-chave
Referencias
ANASTASIOU,L, G, C e PESSAT, Leonir (Org.) – Ensinar, apender, apreender e processos de ensinagem - 10ed. Joinvilie, SC. Editora Univille, 2015 – disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4524251/mod_resource/content/2/Processos%20de%20Ensinagem.pdf
ANDRETTA, F. C - Currículo E Conhecimento Escolar: Uma Reflexão Sobre Algumas Relações Teóricas E Práticas - disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/140_376.pdf acessado dia 26/05/20
ANTERO, Kátia Farias - A Didática E Currículo Escolar: Relações E Reflexão Sobre A Prática Docente – disponível em: http://docplayer.com.br/52169214-A-didatica-e-curriculo-escolar-relacoes-e-reflexao-sobre-a-pratica-docente-katia-farias-antero.html acessado dia 15/06
BERTICELLI, I. A.; Telles, a. m. O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 41, p. 271-286, maio./ago. DOI: disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v19i41.3594 - acessado dia 26/05
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ acessado em 25/05/20
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – 45. Ed. – São Paulo, Cortez, 2003.
JESUS, Sonia Meire S. Azevedo - Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal - disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100167&lng=pt&tlng=pt acessado em 28/05/20
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico‐social dos conteúdos. 4ª edição – Edições Loyola. São Paulo, 1986
LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: Faperj - disponível em: https://nepocblog.files.wordpress.com/2018/03/aula2_4_5_6_lopesemacedo_2011_teoriasdecurriculo.pdf acessado em 15/06
MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org.) Educação Integral e tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 1-165, abr. 2009. disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+integral+e+tempo+integral/798ad55d-4bfe-4305-a255-5da3bd750092?version=1.3 acessado dia 15/06
MEDEIROS, Aldenisa de Souza, SANTOS, Felipêncio Gomes, GODEIRO, Gabriela de Oliveira, (Org) - Currículo Formal: Vivência E Experiência No Cotidiano Escolar - disponível em: https://docplayer.com.br/11660809-Curriculo-formal-vivencia-e-experiencia-no-cotidiano-escolar.html acessado dia 15/06
MORAN, José. Construindo novas narrativas significativas na vida e na educação. In: PORTO, Ana Paula Teixeira; SILVA, Denise Almeida; PORTO, Luana Teixeira. Narrativas e mídias na escola. Frederico Westphalen: URI, 2014. p. 43-58. (Série novos Olhares, v. 7)
MOREIRA, Helloysa Bragueto - A pedagogia histórico‐crítica no contexto educacional brasileiro: reflexões preliminares numa abordagem histórica, teórica e prática - disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/566-0.pdf acessado em 28/05/20
PACHECO, Eduardo Felipe Hennerich - Aspectos Históricos Das Teorias Do Currículo - disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23349_11677.pdf acessado dia 26/05
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017
RIBEIRO, M. De P. Precisamos Falar Sobre Currículo. Revista Espaço do Currículo, v. 3, n. 11, 31 dez. 2018 - disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec
RIBEIRO, M. De P.; ZANARDI, T. A. C. O Tecnicismo Na Teoria Curricular. Revista Espaço do Currículo, v. 9, n. 1, 13 maio 2016 - disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2016.v9i1.121133 acessado em 15/06
RODRIGUES, Lucicleide Araújo; DIAS, Kétsia Ferreira Viana Bezerra; CALVACANTI Senyra Martins (Org.) - O Currículo Tradicional E Suas Vertentes Humanista E Tecnicista - disponível em: https://docplayer.com.br/128652134-O-curriculo-tradicional-e-suas-vertentes-humanista-e-tecnicista.html acessado dia 15/06
SAVIANI, Dermeral. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2.ed.rev. e ampl.- Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção memória da educação)
SAVIANI, Dermeral. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 473p - disponível em:.https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/16.pdf
SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. -3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VEIGA N, Alfredo - De Geometrias, Currículo E Diferenças - IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002 - disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10853.pdf acessado dia 26/05
VICENTINI Dayanne, VERÁSTEGUI, Rosa de Lourdes Aguilar - A Pedagogia Crítica No Brasil: A Perspectiva De Paulo Freire – publicado em 20 a 22 de Outubro de 2015 - disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/PERSPECTIVAS%20FILOSOFICAS/A%20PEDAGOGIA%20CRITICA%20NO%20BRASIL%20A%20PERSPECTIVA%20DE%20PAULO%20FREIRE.pdf acessado em 28/05.
Submitted date:
12/09/2020
Accepted date:
22/11/2020