PSICOTERAPIA PARA PESSOAS COM SURDEZ: UM PROCESSO DE INCLUSÃO
Vanessa Alves Pereira 1, Karoliny Vilela Araújo 2, Jucineide Lima de Almeida Silva 3
Resumo
O presente trabalho aborda sobre a importância da relação entre a psicologia e a pessoa surda, para entender-se um elo negativo entre discursos que inferem ao público surdo diferenças excludentes. A psicologia, sendo uma ciência que estuda a subjetividade, pode fornecer estudos e conhecimentos que proporcionem a inclusão do sujeito surdo em processo psicoterápico, pois, a construção da inclusão social está intrinsicamente ligada a psicologia. Desse modo, esse trabalho traz uma compreensão sobre a relação entre a psicologia e o atendimento clínico com surdos, traçando caminhos para viabilizar esse estudo. Teve-se como princípio a problemática: será que o psicólogo está apto a atender o público surdo em tratamento psicológico? E para responder tal indagação, utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo, com procedimentos técnicos pautados na pesquisa bibliográfica e norteados pelo objetivo geral: pesquisar sobre as práticas clínicas com pacientes surdos; e específicos: descrever sobre um dos meios de comunicação dos surdos: Libras, e sua relação com a psicologia; identificar meios e estratégias utilizadas pelos psicólogos para assegurar a inclusão e a acessibilidade clínica com pacientes surdos; compreender práticas clínicas psicológicas em pacientes com surdez. É perceptível que a psicologia é uma ciência que está buscando métodos psicoterápicos para atender surdos através de capacitação em Libras, por intermédio do psicólogo, neste sentido é necessário a produção de materiais científicos nesta área para que se possa ampliar o leque de pesquisas sobre questões relativas a surdez.
Palavras-chave
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