Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/603c2d25a953951bc276c3d2
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS MOVEIS NO DESENVOLVIMENTO E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Mylana Rodrigues da Silva 1

Downloads: 2
Views: 492

Resumo

Um grande marco do advento da contemporaneidade faz se pelo advindo das tecnologias móveis, tais como notebooks, celulares, iphone, ipad, ipod, entre outros. Onde a maioria destes artefatos são considerados por muitos como algo indispensável a sua rotina diária. O trabalho em questão tem por objetivo analisar os impactos relativos a utilização das tecnologias móveis no processo de ensino aprendizagem na primeira fase do ensino fundamental, compondo se do trabalho do psicólogo frente a instituições escolares para mediar e entender o uso destas mídias e tecnologias neste âmbito. Trata se de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde esta faz uso da revisão bibliográfica, assim como é composta por uma pesquisa descritiva. O artigo em questão faz uso dos ideários de diversos autores que desenvolveram estudos na área supracitada, os principais se compõe por Barreto (2003), Costa (2014), Leite (2002), entre outros. Visando assim ofertar fidedignidade e embasar a obra cientificamente. Ao transcorrer da obra, pode se verificar que o uso de mídias e tecnologias proporciona a criança alcançar o lúdico de forma mais didática e interativa. Sendo assim uma composição a acrescer ao processo de ensino aprendizagem dos alunos da primeira fase do ensino fundamental.

Palavras-chave

Mídias e Tecnologias. Ensino Aprendizagem. Psicologia e Educação

Referências

BARRETO, R. G.; Tecnologia e Educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1181-1201, Set./Dez. 2003.

BASTOS, A. P.; Recursos didáticos e sua importância para as aulas de geografia. Conhecimento prático: Geografia, São Paulo, n.37, p. 44-50, mai. 2011.

BOHN, V. Comunidades de Pratica na Formação Docente: aprendendo a usar ferramentas da web 2.0. 2009. 

BRENNAND, E. G. G.; Hipermídia e novas engenharias cognitivas nos espaços de formação. IN: SILVA ET AL (Org.) XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática   de   Ensino.   Políticas educacionais, tecnologias e formação do educador:  repercussões sobre a didática e as práticas de ensino. Recife: ENDIPE, 2006.

CALAZANS, J. H. C.; LIMA, C. A. R.; Sociabilidades virtuais: do nascimento da Internet a popularização dos sites de redes sociais online. Encontro Nacional de História da Mídia, UFOP; ISSN 2175-6945, 2013.

CORTELLA, M. S.; Entrevista concedida a Luiza Oliva. Revista Direcional Escolas, ano 2, n. 16, maio 2006. Disponível em: www.direcionalescolas.com.br.

COSTA, S. M.; A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.

DINIZ, S. N. F.; O uso das novas tecnologias em sala de aula. Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção; Florianópolis, 2001.

DORIGONI, G. M. L.; DA SILVA, J. C.; Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. v. 10, p. 12, 2019

FREIRE, P.; Pedagogia da autonomia. 31. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GODOY, A. S.; Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.

KENSKI, V. M.; As tecnologias invadem nosso cotidiano. In: Integração das tecnologias na educação. Brasília: MEC, Seed, 2004

KENSKI, V.; Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora. 2013. 

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.; Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. 7 ed. – São Paulo: Atlas, 2010

LEITE, L. C.; Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. São Paulo: Vozes, 2002.

MARTINEZ, A. M.; O que pode fazer o psicólogo na escola. Artigo in: Revista em aberto. Brasília, v. 23.n. 83, 2004, p. 39 – 56.

PUCCI, L. F. S.; A história das mídias e tecnologias na educação e no ensino de física: a visão de alguns de seus protagonistas; Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Nove de Julho, 2007.

PURIFICAÇÃO. M. M., O impacto da música do celular na sala de aula: relato de uma experiência nas aulas de física no ensino médio. Anais da XV Semana de Licenciatura. Jatai, 24 a 28 de setembro de 2018. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/view/647/439 

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. L. P.; Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.

SOUZA, R.; O psicólogo e a educação – uma relação possível. In: A Praxis na formação de educadores infantis. Rio de Janeiro: Editora DP8A, 2002.

VALENTE, J. A.; O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, S.P.:UNICAMP/ NIED, 1999

<<https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/48043219/embrapa-promove-feira-de-ciencia-e-tecnologia-com-a-tematica-pesquisadores-do-futuro-para-estudantes-do-ensino-fundamental-do-df-e-entorno>><<https://site.cfp.org.br/fenpb/>>


Submetido em:
30/10/2020

Aceito em:
11/11/2020

603c2d25a953951bc276c3d2 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections