AS CONSTANTES MUDANÇAS NOS CONTEXTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
THE CONSTANT CHANGES IN THE CONTEXTS OF TEACHER TRAINING IN BRAZIL
Keila Ferreira Pavaneli 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
Nos últimos anos, as políticas voltadas para a formação de professores passaram a ser foco de interesse de governantes, pesquisadores e profissionais da educação, o que vem gerando uma reestruturação no que se refere à formação dos professores brasileiros, independentemente do grau de ensino a lecionar. Quando se fala em formação de professores em um país como o Brasil, deve-se primeiro caracterizar o contexto do país, que no caso é um país continental, com uma cultura ampla e diversa, o que desafia nossos professores exigindo cada vez mais desses profissionais, por isso a importância de forma-los adequadamente. Na medida em que as políticas educacionais estão vinculadas a uma boa e contínua formação de professores, a educação em geral será mais benéfica. Isso se deve a uma variedade de competências, técnicas, ferramentas e metodologias que nos permitem refletir sobre uma visão integrada entre alunos e professores.
Palavras-chave
Abstract
: In recent years, policies aimed at teacher training have become the focus of interest for government officials, researchers and education professionals, which has been generating a restructuring with regard to the training of Brazilian teachers, regardless of the level of education to be taught . When it comes to teacher training in a country like Brazil, we must first characterize the context of the country, which in this case is a continental country, with a wide and diverse culture, which challenges our teachers by demanding more and more of these professionals , so the importance of properly training them. To the extent that educational policies are linked to good and continuous teacher training, education in general will be more beneficial. This is due to a variety of skills, techniques, tools and methodologies that allow us to reflect on an integrated vision between students and teachers.
Keywords
Referencias
AGUIAR, M.A. A formação do profissional da educação no contexto da reforma educacional brasileira. In: FERREIRA, N.S.C. (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. São Paulo:Cortez, 2017.
ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2015.
BUSSMANN, A.C. Formação Inicial e Continuada de Professores. Palestra ministrada na Secretaria Estadual de Educação/RS/Brasil. agosto/2016.
BRASIL. Legislação Informatizada - LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro- 1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em maio de 2020. (A)
BRASIL. Formação inicial de professores: Mudanças Aprovadas pelo CNE podem ser início de grande transformação. Disponível em:
https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Formacao-inicial-de-professores- mudancas-aprovadas-pelo-CNE-podem-ser-inicio-de-grande-transformacao. . Acesso em maio de 2020. (B)
CANDAU, V.M.F. Didática: questões contemporâneas. 32ªed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
CANDAU, V.M.F. (Org.). Novos rumos da licenciatura.12ª ed. Brasília, DF: INEP/PUC-RJ, 2017.
FREITAS, H.C.L. A Reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. In: Educação e Sociedade – Revista Quadrimestral de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade, nº 68, 1999.
FREITAS, H.C.L Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2012, p. 136- 167
GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc. 2016, vol.31, n.113, pp.1355-1379.
GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2015. (Relatório de pesquisa).
GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, ago. 2013.
LIBÂNEO, JC. Organização e gestão da escola – teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2015.
MARQUES, M.O. A reconstrução dos cursos de formação do profissional da educação. Em Aberto, Brasília, DF, n. 54, p. 7-18, 2017.
PURIFICAÇÃo, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; TEIXEIRA, Maria Filomena Rodrigues; SANTANA, Lousana de Jesus; ABDALLA, Cláudia de Souza; ALVES, Angélica Ferreira (2020). Curriculum and Identity its Impacts on the School Context in Goiás: Points and Counterpoints. Am. In. Mult. J., Jul to Oct. (9) 5, 196-204
Submitted date:
12/09/2020
Accepted date:
16/12/2020