A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA/PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PONTOS E CONTRAPONTOS
TEACHER TRAINING IN/FOR THE BASIC EDUCATION: POINTS AND COUNTERPOINTS.
Francieli Lara Rodrigues Pinto Ferreira 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
Este artigo aborda a questão da formação de professores na rede de ensino fundamental. A formação adequada serve como base para a construção de escolas, cidadãos e profissionais competentes, éticos e humanos. Neste contexto, a escola tem um papel crucial para o desenvolvimento no desenvolvimento de crítico e no aperfeiçoamento das técnicas de formação contínua de professores, na promoção de uma articulação entre professor-aluno e aluno / aluno. Nossos dias atuais, muitos alunos não sentem atraídos ao aprendizado, essa por sinal, é uma tarefa difícil, mas, que precisa ser levada em consideração pelos sistemas de ensino. Por isso, é interessante trazer a discussão sobre os exemplos de práticas para o cenário de formação de professores, no intuito de gerar reflexões e novas práticas.
Palavras-chave
Abstract
This article addresses the issue of teacher training in the elementary school network. Adequate training serves as a basis for building competent, ethical and human schools, citizens and professionals. In this context, the school has a crucial role for the development in the development of critic and in the improvement of the techniques of continuous training of teachers, in the promotion of an articulation between teacher-student and student / student. Nowadays, many students are not attracted to learning, this by the way, is a difficult task, but one that needs to be taken into account by the education systems. Therefore, it is interesting to bring the discussion about the examples of practices to the scenario of teacher training, in order to generate reflections and new practices.
Keywords
Referencias
ALVES, Rubem. A ALEGRIA DE ENSINAR / Rubem Alves. ARS Poética Editora Ltda. 1994.
CORACINI, Maria José. “LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA MATERNA: UMA QUESTÃO DE SUJEITO E IDENTIDADE (1997)”. In Letras & Letras, Uberlândia, MG, vol.14, no 1, p.153-169. (2000).
CORACINI, Maria José. “DISCURSO E SOCIEDADE”. Pelotas, EDUCAT. “A SUBJETIVIDADE NA ESCRITA DO PROFESSOR”. Campinas: Unicamp – IEL/DLA. (2002).
CORACINI, Maria José. “AUTONOMIA, PODER E IDENTIDADE NA SALA DE AULA”. In Linguística e Educação: Gramática, Discurso e Ensino. Oliveira & Passegi [org.]. & Pereira [orgs.]p.184 (2001).
FOUCAULT, Michel. MICROFÍSICA DO PODER. 23. ed. São Paulo: Graal, 2004.
FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura).
GOUVEIA, Andréa Barbosa. A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Jornal de Políticas Educacionais. Vol. 01, n. 01. Pág. 75-79. Março 2007.
Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11686325/artigo-62-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996> Acesso em: 23 de junho de 2020.
IBCCOACHING. Afinal, o que pode ser definido como formação profissional? Postado em 29 de novembro de 2018 por Equipe IBC Disponível em> https://www.ibccoaching.com.br/portal/afinal-o-que-pode-ser-definido-como-formacao-profissional/. Acesso em 20 set de 2020.
MARTINS, Paulo de Sena. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO POLÍTICA PÚBLICA. RBPAE. Vol. 26, n. 03. Pág. 497-514. Set/Dez. 2010.
PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; Catarino, Elisângela Maura; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues; Santana, Lousana de Jesus; Abdalla, Cláudia de Souza; Alves, Angélica Ferreira (2020). Curriculum and Identity its Impacts on the School Context in Goiás: Points and Counterpoints. Am. In. Mult. J., Jul to Oct. (9) 5, 196-204.
Submitted date:
22/10/2020
Accepted date:
05/12/2020