Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/5ed3d6780e8825933fbd90aa
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo

“A SALA DA ALEGRIA”: OS SENTIDOS DO ESPAÇO ESCOLAR NA VIDA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

“THE ROOM OF JOY”: THE SENSES OF SCHOOL SPACE IN THE LIFE OF YOUTH AND ADULT EDUCATION STUDENTS

1. Lara Luiza Montalvão; 2. Rafaela de Carvalho Azevedo; 3. Sandra Alves Oliveira; 4. Jany Rodrigues Prado

Downloads: 3
Views: 882

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino diferenciada, com sujeitos advindos de realidades difíceis, privados de direitos, envolvendo as questões sociais, econômicas e políticas. Desde os tempos de colonização, as dificuldades educacionais atingem e são reflexos em nossa sociedade atual. Através das políticas públicas essa realidade tem sido modificada, mas ainda se encontra desafios. Os alunos que adentram a EJA já sofreram pela falta da escola, causando circunstâncias maiores, sendo vítimas de opressões e discriminações. É preciso pensar o processo de escolarização atentando as necessidades desses alunos que chegam à escola com objetivos diferentes, porém com o mesmo sonho, aprender a ler. O sentido que eles dão a esse espaço escolar é maior do que o aprendizado técnico, pois envolve o relacionamento uns com os outros, a troca de conhecimento e o bem-estar promovido por esse espaço. Percebe-se a necessidade das conversas, distrações e descontrações no espaço da escola, como forma de interação, facilitando na aprendizagem desse aluno que precisa de um olhar diferenciado, desenvolvendo a humanidade e o respeito. É na alegria expressada pelo olhar e sorrisos que se compreende a tamanha felicidade em aprender e a beleza contida na troca de conhecimentos.  

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos. Sentidos. Escola. Interação.

Abstract

Youth and Adult Education (EJA) is a differentiated teaching modality, with subjects coming from difficult realities, deprived of rights, involving social, economic and political issues. Since colonization times, educational difficulties have affected and are reflected in our current society. Through public policies this reality has been modified, but there are still challenges. Students who enter EJA have already suffered from the lack of school, causing greater circumstances, being victims of oppression and discrimination. It is necessary to think about the schooling process, paying attention to the needs of these students who come to school with different objectives, but with the same dream, to learn to read. The meaning they give to this school space is greater than technical learning, as it involves the relationship with each other, the exchange of knowledge and the well-being promoted by this space. It is noticed the need for conversations, distractions and relaxation in the school space, as a form of interaction, facilitating the learning of this student who needs a different look, developing humanity and respect. It is in the joy expressed by the look and smiles that one understands such happiness in learning and the beauty contained in the exchange of knowledge.

Keywords

Youth and Adult Education. Senses. School. Interaction.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF,1996.

 BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. A pesquisa científica: a coleta de dados. In:_____.Fundamentos de Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 105-117.

 BOCK, A.M. B; FURTADO. O; TEIXEIRA, M. L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 Ed. São Paulo: Saraiva, 2001. 

 COSTAS, F.A.T; FERREIRA, L.S. Sentido, Significado e Mediação em Vygotsky: implicações para a constituição do processo de leitura. Revista Iberoamericana de Educación. Nº 55 (2011), pp. 205-223.

 CALADO, M. J. A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação de Jovens e Adultos. 2008. Disponível em: http://www.pe.senac.br/ascom/faculdade/edital/II Encontro/cd/A_INCLUSAO_ DE_ALUNOS_COM.pdf. Acesso em:  01 de Dez. 2018.

 GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007.

 FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

 FREIRE, P. Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000

 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessário à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004 (coleção leitura).


Submetido em:
27/05/2020

Aceito em:
31/05/2020

5ed3d6780e8825933fbd90aa dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections