A ERGONOMIA E OS ASSENTOS DE AVIÃO: UM ESTUDO DO CONFORTO E BEM-ESTAR PARA O USUÁRIO
ERGONOMICS AND AIRCRAFT SEATS: A STUDY OF COMFORT AND WELL-BEING FOR THE USER
ERGONOMÍA Y ASIENTOS DE AVIÓN: UN ESTUDIO DE LA COMODIDAD Y BIENESTAR PARA EL USUARIO
Ana Carolina Russo, Edison Russo, Carolina Machado Silberschimidt, Giuliana Mendes Montini, Juliana Blasbalg
Resumo
Em pleno século XXI, os passageiros da classe econômica de voos comerciais ainda têm demonstrado um descontentamento para com as poltronas oferecidas pelas companhias aéreas. Por esse motivo, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise ergonômica em um modelo de assento de avião padrão, de modo a verificar seus potenciais pontos de melhoria, e assim, propor um novo modelo que esteja dentro dos padrões recomendados pela ergonomia. Foram realizadas simulações no software CATIA Ergonomics For Car Design, que utiliza o método RULA para gerar uma avaliação ergonômica. As simulações foram aplicadas em seis manequins digitais de cinco nacionalidades diferentes sendo elas, alemã, americana, francesa, indiana e japonesa, de ambos os sexos, com as dimensões médias de cada uma das populações estudadas. Desta forma foi possível abranger uma maior parte da população mundial dentro dos recursos disponíveis pelo software. Os resultados das simulações apontaram que o principal fator desencadeante de desconforto nos passageiros era a largura da poltrona, que possuía dimensões menores do que as apropriadas, fazendo com que os usuários tivessem que se encolher para se acomodar nos assentos. Este fator serviu de base para a criação e construção do novo modelo de poltrona que posteriormente foi desenhado utilizando-se os softwares CATIA V6 e 3D Experience. Com o intuito de não diminuir a quantidade de poltronas dentro da aeronave, alterou-se a disposição dos assentos dentro do avião utilizando cálculos geométricos aplicando-se o Teorema de Pitágoras e o da Semelhança de Triângulos, de modo a determinar o quanto as dimensões poderiam ser alteradas. As modificações realizadas na poltrona analisada resultaram em melhorias ergonômicas para todos os manequins submetidos aos testes proporcionando aos mesmos maior conforto e segurança durante curtas e longas viagens.
Palavras-chave
Abstract
In the 21st century, passengers in the economy class of commercial flights have still shown displeasure with the seats offered by airlines. For this reason, this work aimed to perform an ergonomic analysis in a standard airplane seat model, in order to verify its potential points of improvement, and thus propose a new model that is within the standards recommended by ergonomics. Simulations were performed in the CATIA Ergonomics For Car Design software, which uses the RULA method to generate an ergonomic evaluation. The simulations were applied to six digital mannequins of five different nationalities, including German, American, French, Indian and Japanese, of both sexes, with the average dimensions of each of the populations studied. In this way, it was possible to cover a majority of the world's population with the resources available through the software. The results of the simulations indicated that the main triggering factor of discomfort in the passengers was the width of the armchair, which had smaller dimensions than the appropriate ones, causing users to have to shrink to accommodate the seats. This factor served as the basis for the creation and construction of the new armchair model that was later designed using the CATIA V6 and 3D Experience software. In order not to reduce the number of seats inside the aircraft, the arrangement of the seats inside the aircraft was changed using geometric calculations by applying the Pythagorean theorem and the Triangle Similarity, to determine how much the dimensions could be changed. The modifications made to the chair analyzed resulted in ergonomic improvements for all mannequins submitted to the tests providing the same greater comfort and safety during short and long trips.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v17e202302.en
Keywords
Resumen
En el siglo XXI, los pasajeros de clase económica en vuelos comerciales todavía han mostrado descontento con los asientos ofrecidos por las aerolíneas. Por esta razón, este trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis ergonómico de un modelo estándar de asiento de avión, con el fin de verificar sus potenciales puntos de mejora, y así, proponer un nuevo modelo que esté dentro de los estándares recomendados por la ergonomía. Las simulaciones se realizaron utilizando el software CATIA Ergonomics For Car Design, que utiliza el método RULA para generar una evaluación ergonómica. Las simulaciones se aplicaron a seis maniquíes digitales de cinco nacionalidades diferentes, a saber, alemanes, americanos, franceses, indios y japoneses, de ambos sexos, con las dimensiones medias de cada una de las poblaciones estudiadas. De esta manera, fue posible cubrir a una mayor parte de la población mundial dentro de los recursos disponibles por el software. Los resultados de las simulaciones señalaron que el principal factor desencadenante de la incomodidad en los pasajeros era la anchura del asiento, que tenía unas dimensiones inferiores a las adecuadas, lo que provocaba que los usuarios tuvieran que encogerse para acomodarse en los asientos. Este factor sirvió de base para la creación y construcción del nuevo modelo de sillón, que posteriormente se diseñó utilizando el software CATIA V6 y 3D Experience. Con el fin de no reducir el número de asientos dentro de la aeronave, la disposición de los asientos dentro del avión se cambió mediante cálculos geométricos aplicando el Teorema de Pitágoras y el Teorema de la Similitud del Triángulo, con el fin de determinar cuánto se podían cambiar las dimensiones. Las modificaciones realizadas en el asiento analizado dieron como resultado mejoras ergonómicas para todos los maniquíes presentados a las pruebas, proporcionándoles mayor comodidad y seguridad durante viajes cortos y largos.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v17e202302.es
Palabras clave
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