Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/about
Revista Ação Ergonômica

Sobre a Revista

A Revista Ação Ergonômica é um periódico interdisciplinar da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Teve sua primeria edição em 2000, sempre de acesso aberto e revisado por pares, visando propiciar aos pesquisadores e profissionais que atuam nas diversas áreas da Ergonomia e Fatores Humanos as bases conceituais, metodológicas e instrumentais que possibilitem a compreensão e transformação da ação humana na interação com o trabalho e no desenvolvimento de processos, produtos e serviços.

Trata-se de um periódico eletrônico brasileiro, dirigido à comunidade científica (professores, pesquisadores, estudantes) e profissionais (técnicos, tecnólogos, bacharéis) que atuam na área de Ergonomia e Fatores Humanos. A revista tem por missão disseminar e divulgar o conhecimento, ampliando e promovendo o debate acerca de assuntos de interesse da comunidade científica e sociedade brasileira. 

São aceitas pesquisas a partir de ações e projetos que visem a melhoria de forma integrada e não dissociada a segurança, conforto, bem-estar, eficiência e eficácia das interações humanas mediante o estudo das interações das pessoas com os sistemas técnicos, organizacionais e ambientais.

A partir de 2022 a Revista publica os trabalhos em fluxo contínuo, em duas edições anuais regulares, além de edições especiais e temáticas.

Os trabalhos devem ser inéditos e, portanto, não podem ter sido publicados ou submetidos em outros periódicos ou em eventos que não sejam os de edição especial da ABERGO.  O artigo deve efetivamente representar sua contribuição para a área, ou seja, deve tratar de um tema relevante. A fundamentação teórica deve ser atual e refletir o estado da arte na área. O método científico deve ser explicitado, as análises e as conclusões devem ser claras e alinhadas ao objetivo proposto. Trabalhos que envolvam pura revisão de bibliografia deverão tratar de temática atual e a abordagem deve ser aprofundada e analítica.

A Revista Ação Ergonômica publica trabalhos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. 

 

Histórico de Editores-Chefe e Editores Executivos

2000-2001

Editor-Chefe (Presidente da Abergo): Mário César Vidal

2002-2008

Editor-Chefe (Presidente da Abergo): Marcelo Márcio Soares

Editor Executivo: Mário César Vidal

2009-2011

Editor-Chefe (Presidente da Abergo): José Orlando Gomes

Editor Executivo: Mário César Vidal

2012-2014

Editor-Chefe (Presidente da Abergo): José Orlando Gomes

Editor Executivo: Paulo Victor Rodrigues de Carvalho

2015-2020

Editor-Chefe (Presidente da Abergo): Paulo Antônio Barros

Editores Executivos: João Alberto Camarotto e Roberto Funes Abrahão

2021-2022

Editor-Chefe (Presidente da Abergo): Lucy Mara Baú

Editor Executivo: Eduardo Ferro

2023-2024

Editor-Chefe: Raoni Rocha

Editores Executivos: Michele Barth e Rodrigo Arcuri

 

Regimento da Revista

Art.1º - A Revista Ação Ergonômica (R. Ação Ergon.), é um periódico administrado pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia, de acordo com o presente regimento.

DA MISSÃO DO PERIÓDICO

Art. 2º - A Revista Ação Ergonômica é um periódico científico e tecnológico que visa propiciar aos pesquisadores e profissionais que atuam nas diversas áreas da Ergonomia e Fatores Humanos as bases conceituais, metodológicas e instrumentais que possibilitem a compreensão e transformação da ação humana na interação em multimodalidades do desenvolvimento de processos e de produtos. Os textos veiculados pela revista devem embasar pesquisas, ações e projetos que visem a melhoria de forma integrada e não dissociada da segurança, conforto, bem-estar, eficiência e eficácia das situações de trabalho, mediante o estudo das interações das pessoas com os sistemas técnicos, organizacionais e ambientais.

DA NATUREZA DA REVISTA

Art. 3º - A Revista Ação Ergonômica é um periódico com fluxo contínuo, de característica multidisciplinar, de acesso aberto e revisado por pares, destinado a difundir os trabalhos científicos e técnicos da área da Ergonomia e Fatores Humanos.

DA POLÍTICA DE ACESSO E DA ÉTICA

Art. 4º - A Revista Ação Ergonômica é de acesso aberto, livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Art. 5º - Como política de privacidade, a Revista Ação Ergonômica compromete-se a usar os nomes e endereços informados pelos usuários exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Art. 6º - A publicação de manuscritos que trazem resultados de trabalhos envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento de princípios éticos e ao atendimento das legislações pertinentes a esse tipo de pesquisa, sendo exigida nos manuscritos informações acerca de aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa.

DA ADMINISTRAÇÃO E CORPO EDITORIAL

Art. 7º - A Revista Ação Ergonômica é administrada por um corpo editorial de caráter deliberativo, executivo e científico, que tem por finalidade a definição e o cumprimento da política editorial, garantindo padrões de excelência de qualidade técnica, científica, editorial e operacional.

Art. 8º - O corpo editorial é formado por profissionais de reconhecida competência técnica e científica nas diversas áreas de conhecimento relacionadas com a Ergonomia e Fatores Humanos.

Art. 9º - O corpo editorial é composto por um Editor Chefe, pela Editoria Executiva e por Editores Associados, conforme atribuições definidas neste regimento.

Art. 10º - A função de Editor Chefe será exercida pelo(a) presidente da ABERGO, no exercício de seu mandato, ou por quem ele(a) indicar.

Art. 11º - Compete ao Editor Chefe:

  • Zelar pela qualidade científica e aprimoramento da revista;
  • Avaliar e propor o aprimoramento da política editorial, ouvido o conselho editorial;
  • Presidir o Conselho Editorial;
  • Supervisionar as atividades da Editoria Executiva;
  • Indicar e nomear, ouvidos o Conselho editorial e a diretoria da ABERGO, os componentes da Editoria Científica.

Art. 12º - A Editoria Executiva da Revista Ação Ergonômica é composta por até 3 (dois) associados credenciados e em dia com as obrigações da ABERGO, designados pelo Editor Chefe para um mandato de 3 anos, permitida uma renovação.

Art. 13º - Compete à Editoria Executiva:

  • Realizar uma primeira análise dos manuscritos recebidos quanto ao escopo, às normas de apresentação e regras de formatação podendo, no caso de não conformidade, devolver o manuscrito aos autores para as devidas adequações;
  • Distribuir cada manuscrito considerado de acordo com a política, temas e assuntos da revista, para um Editor Associado;
  • Formular e revisar a política editorial da revista ouvido o Conselho Editorial;
  • Responsabilizar-se pela gestão da secretaria e manutenção do sistema eletrônico de gestão dos manuscritos e da publicação on-line das edições;
  • Normatizar a acompanhar a forma de avaliação dos manuscritos;
  • Participar do processo de melhoria contínua da revista, seja em relação ao fluxo, identidade (templates, mensagens automáticas, leiaute do site, etc.) ou a busca de bases científicas de indexação da revista.

Art. 14º - A Editoria Científica da revista é composta, além do Editor Chefe e dos Editores Executivos, por Editores Associados, sendo eles profissionais de reconhecida competência técnica e/ou acadêmica, nomeados pelo Editor Chefe.

Art. 15º - Compete aos Editores Associados

  • Realizar uma análise dos manuscritos recebidos pelos Editores Executivos quanto à qualidade percebida e da pertinência do assunto com a política e áreas de conhecimento da revista, podendo, em casos que julgarem em desacordo, rejeitar o manuscrito devolvendo aos autores com a justificativa devida;
  • Distribuir cada manuscrito considerado de acordo com a política, temas e assuntos da revista, para 2 (dois) Revisores para avaliação duplo-cego, considerando as regras gerais:
    • o manuscrito será considerado encaminhado para publicação se indicado como favorável, sem necessidade de correções, pelos 2 (dois) avaliadores;
    • em caso de divergência de avaliação (favorável/desfavorável) o Editor Associado encaminhará o manuscrito para avaliação de um terceiro Revisor, para desempate;
    • Manuscrito com parecer favorável, mas com indicação de correções/adaptações será devolvido aos autores para posterior avaliação pelos mesmos avaliadores.
  • Acompanhar o processo de revisão pelos Revisores, evitando longos períodos de inatividade sobre o manuscrito.

Art. 16º - O Conselho Editorial da revista é composto pelo Editor Chefe, pela Editoria Executiva, por até 5 Editores Associados indicados pela Editoria Executiva, ouvido o Editor Chefe, e pela Diretoria da ABERGO.

  • O Conselho editorial se reunirá ordinariamente uma vez ao ano, ou por convocação do Editor Chefe.
  • A reunião poderá ser na forma presencial ou pela via remota.

Art. 17º - Compete ao Conselho Editorial:

  • Supervisionar as atividades da Editoria Científica, propondo inclusões e substituições de integrantes;
  • Acompanhar a qualidade dos manuscritos publicados visando a proposição de melhorias que visem atender as demandas de evolução do conhecimento das diversas áreas da ergonomia.
  • Zelar pelo cumprimento deste regimento, propondo aperfeiçoamentos à diretoria da ABERGO;
  • Propor e convidar responsáveis por edições temáticas da revista.

Art. 18º - O Corpo de Revisores da Revista Ação Ergonômica é composto por profissionais de ergonomia e fatores humanos com reconhecida atuação e competência nas diversas áreas de conhecimento, oriundos do Brasil ou do exterior. Não há limite para o número de revisores. Os Revisores têm o papel de avaliadores, escolhidos e convidados pela Editoria Executiva.

Art. 19º - Compete aos Revisores.

  • Avaliar, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, os manuscritos enviados pelos Editores Associados, de acordo com as diretrizes da revista.
  • Ao receber o manuscrito dos Editores Associados, cabe ao revisor realizar uma análise preliminar visando equacionar dúvidas de pertinência do assunto
  • Na ocorrência de discordância de avaliação do manuscrito entre os dois avaliadores do corpo editorial, compete ao Editor Associado a designação de um terceiro revisor, utilizado como desempate na avaliação.
  • Propor aos Editores Associados o aceite, rejeição ou correções nos manuscritos.

DAS MODALIDADES, NORMAS E CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

Art. 20º - As modalidades de contribuição consideradas para publicação pela Revista Ação Ergonômica são:

  • Editorial: Espaço reservado aos Editores da revista ou a Editores convidados.
  • Artigos de Pesquisa: artigos científicos e originais. Esta categoria abrange trabalhos que relatam qualquer tipo de pesquisa realizada pelo (s) autor (es). A pesquisa pode envolver a construção ou teste de um modelo, a pesquisa-ação, o estudo de caso, a experimentação, a pesquisa empírica, científica ou clínica.
  • Artigos de revisão: artigo com o objetivo principal de identificar, organizar, analisar e/ou criticar a literatura em um tema específico. Deve cobrir os principais contribuintes para o desenvolvimento de um tema e explorar suas diferentes visões e avançar o estado da arte. Aceitam-se trabalhos com técnicas de análise bibliométricas desde que traga alguma contribuição adicional ao campo estudado. Preferencialmente a construção de um quadro analítico, modelo ou método que possa ser explorado por outros autores.
  • Ensaio: texto com maior liberdade por parte do autor para refletir sobre determinada posição, visando aprofundar a discussão ou apresentar nova contribuição a respeito do tema tratado.
  • Relato de experiência: relato de uma intervenção original, explicitando a caracterização do problema, a descrição do caso e os seus resultados de forma sintética e objetiva.
  • Resenha: Consiste na descrição de uma obra ou evento no qual se expressa opiniões notórias. Não trata-se de um resumo (que é fiel a um texto), a resenha relata sobre o assunto de forma a acrescentar a crítica, opinião ou algo novo.
  • Entrevista: entrevista com pesquisadores ou especialistas que tragam contribuição em temas de interesse relacionados ao escopo da revista.
  • Resposta: resposta a algum manuscrito já publicado na revista.

Art. 21º - Serão aceitas contribuições originais em português, espanhol ou inglês. A correção gramatical é de responsabilidade do(s) autor(es).

Art. 22º - São requisitos da submissão:

  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão deve estar de acordo com as regras e modelo da revista.

Art. 23º - Os autores dos manuscritos submetidos à Revista Ação Ergonômica se obrigam a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens constantes nas Diretrizes de Publicação e Orientações para formatação do manuscrito. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Art. 24º - Na eventualidade da administração da revista não obter recursos para manter o processo de editoração, em especial inscrição no DOI ou manutenção do site, poderá haver cobrança de taxa de publicação. Havendo necessidade desta taxa, ela será informada aos autores por ocasião da submissão e a cobrança só será feita para a publicação após o aceite do manuscrito.

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections