Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v15e202104
Revista Ação Ergonômica
Research Article

ANÁLISE ERGONÔMICA DA VIATURA DE FORÇA TÁTICA DO 11º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO

ERGONOMIC ANALYSIS OF THE TACTICAL FORCE VEHICLE OF THE 11th MILITARY POLICE BATTALION OF SÃO PAULO

ANÁLISIS Y ERGONÓMICO DEL VEHÍCULO DE FUERZA TÁCTICA DEL 11º BATALLÓN DE POLICÍA MILITAR DE SÃO PAULO

Ana Carolina Russo

Downloads: 8
Views: 932

Resumo

O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise ergonômica em uma viatura policial, fornecendo melhores condições de trabalho aos oficiais de operação, mais especificamente do 11º Batalhão da Força Tática da Polícia Militar do estado de São Paulo. Os policiais devem realizar diversas operações em seu expediente, dentre elas, o patrulhamento, em que os respectivos têm uma jornada de trabalho de 12 horas diárias no máximo, previsto por lei, em plantões de 12 por 36 horas. Para mais de 99% dos casos, a operação de patrulhamento é realizada com 3 oficiais de operação por norma do comando da Polícia Militar, onde o oficial localizado na parcela traseira do veículo necessita cobrir a retaguarda, e a lateral do veículo, obrigando-o a realizar uma torção no conjunto lombar e pescoço de 123,79 graus para obter um campo de visão ideal. Faz-se tal atividade com uma frequência de 7 vezes por minuto, resultando em diversas ocorrências de lombalgia. Desta maneira, verificou-se a necessidade de adaptação do ambiente de trabalho ao oficial de operação, a fim de fornecer melhores condições operacionais e ergonômicas. Para o estudo de caso em questão, foram utilizados os métodos NIOSH, OWAS, RULA, REBA e Checklist de Couto a partir do software Ergolândia. Foi possível simular a movimentação dos oficiais durante a operação. Estes métodos foram selecionados com o intuito de facilitar a compreensão do material elaborado, resultando em análises de embasamento ergonômico para as mudanças propostas no interior da viatura. Com tais mudanças, obteve-se uma melhoria ergonômica de 28,57%, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais, e assim, retomando a questão do trabalho, comprovando que é possível fornecer melhores condições de trabalho aos oficiais do 11° Batalhão da Força Tática da Polícia Militar.

Palavras-chave

Polícia Militar, Análise Ergonômica, Viatura, Operações, Patrulhamento, Campo de Visão, Condições de Trabalho, Lombalgia, Métodos, Software, Simular.

Abstract

The present study aimed to perform an ergonomic analysis in a police vehicle, to provide better working conditions to officers, most specifically at the 11th São Paulo State Military Police Tactical Force Battalion. The police must carry out several operations in their file, among them, patrolling, in which the respective have a working day of 12 hours a day maximum, provided by law, in shifts of 12x36 hours. For more than 99% of the cases, the patrol operation is carried out with 3 officers by command of the Military Police, where the officer located in the rear portion of the vehicle needs to cover the rear and side of the vehicle, forcing him to perform a torsion in the lumbar and neck. The activity is performed at a frequency of 7 times per minute, resulting in several occurrences of low back pain. Having that pointed out, it was verified the need to adapt the work environment, to provide better operational and ergonomic conditions. For the case study in question, the NIOSH, OWAS, RULA, REBA and Couto Checklist methods were used Ergolândia software. It was possible to simulate the movement of officers during the operation. These methods were selected with the purpose of facilitating the understanding of the elaborated material, resulting in ergonomic bases analysis for the proposed changes inside the vehicle. With these changes, an ergonomic improvement of 28.57% was obtained, providing better conditions of work for the police, and thus, returning to the labor issue, proving that it is possible to provide better working conditions to the officers of the 11th São Paulo State Military Police Tactical Force Battalion.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v15e202104.en

Keywords

Military Police, Ergonomic Analysis, Vehicle, Operations, Patrol, Field of Vision, Working Conditions, Low Back Pain, Methods, Software, Simulate.

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo realizar un análisis ergonómico en un vehículo policial, proporcionar mejores condiciones de trabajo para los oficiales de operaciones, más específicamente 11º Batallón de la Fuerza Táctica de la Policía Militar del estado de São Paulo. Los agentes de policía deben llevar a cabo misceláneas operaciones en su horario de oficina, entre ellos, el patrullando, en qué tú respectivos trabajadores tendrán una jornada máxima de trabajo de 12 horas diarias, según lo establece la ley, en Turnos de 12 por 36 horas. En más del 99% de los casos, la operación de patrulla es realizado con 3 oficiales operativos según estándar del comando de la Policía Militar, donde el oficial ubicado en la parte trasera del vehículo debe cubrir la parte trasera y el costado del vehículo, forzándolo el llevar a cabo uno girar nodo colocar lumbar y cuello de 123,79 grados a obtener uno campo de visión ideal. esta hecho semejante actividad con uno frecuencia de 7 veces poner minuto, resultando en varias apariciones de dolor lumbar. De esta manera, era necesario adaptación de ambiente de trabajar hacia oficial de operación, el fin de suministrar mejor condiciones Operacional y ergonómico. Para el estudio de caso en cuestión, los métodos NIOSH, OWAS, RULA, REBA y Couto Checklist del software Ergolândia. el era posible simular el movimiento del oficiales durante el operación. Estos metodos Ellos eran seleccionados con el objetivo de facilitar la comprensión del material elaborado, dando como resultado Análisis de bases ergonómicas para los cambios propuestos en el interior del vehículo. Con dichos cambios se obtuvo una mejora ergonómica del 28,57%, proporcionando una mejor condiciones de trabajo de los agentes de policía, y así, volviendo al tema del trabajo, demostrando que es posible brindar mejores condiciones laborales a los oficiales del Batallón 11 de la Fuerza Táctica desde Policía militar.

DOI de la versión traducida: https:// doi.org/10.4322/rae.v15e202104.es

Palabras clave

Policía Militar, Análisis Ergonómico, Vehículo, Operaciones, Patrullaje, Campo de Visión, Condiciones de Trabajo, Dolor Lumbar, Métodos, Software, Simular.

References

Arcoverde, L. (2019). Estado de São Paulo tem 1 PM para cada 463 habitantes. Fiquem Sabendo. Recuperado em 18 de semtembro de 2019, de http://www.fiquemsabendo.com.br/seguranca/estado-de-sao-paulo-tem-1-pm-para-cada-463-habitantes/.

Brant, L. C., & Minayo-Gomez, C. (2004). A transformação do sofrimento em adoecimento: do nascimento da clínica à psicodinâmica do trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, 9, 213–223. https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100021

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. (2002). Projeto Promoção da Saúde: As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.

Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. (1978, 8 de junho). Norma Regulamentadora n° 17, de 08 de junho.

De Souza, E. R., & Minayo, M. C. S. (2004). Policial, risco como profissão: morbimortalidade vinculada ao trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, 10(4), 917–928. https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000400015.

Gomes da Silva, C., et al. (2018). Custeio da ausência de Ergonomia relacionado com ocorrência do afastamento de funcionários. Recuperado em 15 de novembro de 2018, de http://www.fecilcam.br/anais/viii_eepa/arquivos/8-04.pdf.

Guérin, F., et al. (2001). Compreender o Trabalho para Transformá-lo. São Paulo: Blucher.

Heliövaara, M. (1988). Epidemiology of sciatica and herniated lumbar intervertebral disc (Tese de doutorado). Helsinki.

Iida, I., & Buarque, L. (2016). Ergonomia: Projetos e Produção. São Paulo: Blucher.

Mafra, J. R. D., & Vidal, M. C. R. (2006). Considerações Econômicas Sobre a Intervenção Ergonômica: alguns conceitos e benefícios. Rio de Janeiro.

Mayhew, C., & Graycar, A. (2001, fevereiro). Occupational health and safety risks faced by police officers. Australian Institute of Criminology Trends & Issues, 196, 1–6.

Minayo, M. C. S., de Souza, E. R., & Constantino, P. (2008). Missão prevenir e proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro [online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ.

Sauter, S. L., Schleifer, L. M., & Knutson, S. J. (1991). Work posture, workstation design, and musculoskeletal discomfort in a VDT data entry task. Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society.

Tavares Neto, A., et al. (2013). Lombalgia na atividade policial militar: análise da prevalência, repercussões laborativas e custo indireto. Revista Baiana de Saúde Pública, 365–374.

 

 

61a93598a95395070614e5c2 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections