Ntetembwa
https://app.periodikos.com.br/journal/santomadomba/article/5f9806040e8825d65d280612
Ntetembwa
Revisao Bibliográfica

PLURALISMO, DIVERSIDADE E TRÂNSITO RELIGIOSO EM ANGOLA: QUE ELEMENTOS DE DEBATE?[1]   [1] Comunicação apresentada nas 3ªs Jornadas Cientificas de Sociologia do ISCED/LUANDA, Maio/2018.

Manuel Fernando, Msc. Docente Universitário, no Instituto Superior de Ciências da Educação/ISCED/Luanda, na Faculdade Ciências Sociais da U.A.N e no ISPT. Coordenador do Curso de Sociologia no Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT). Contacto: nelofernando@yahoo.com.br

Downloads: 7
Views: 407

Resumo

Resumo

Este texto constitui uma versão preliminar de algumas reflexões que temos vindo a desenvolver no domínio da sociologia da religião, cujo objectivo fundamental é expor algumas ideias sobre a problemática do pluralismo, da diversidade e do trânsito religioso. Desta forma, é prudente levar adiante, enquanto sociólogo e docente, os termos de um debate que, do meu ponto de vista, ainda não são suficientemente esclarecidos entre nós (Angolanos).

Igualmente, o texto pretende discutir e analisar a questão do pluralismo, da diversidade e do trânsito religioso trazendo a “lume” aspectos (que considera relevantes). Estes aspectos permitem um maior aprofundamento e compreensão do tema no contexto actual de Angola. Finalmente, o texto procura reconhecer a importância da religião na sociedade angolana contemporânea como um elemento vital nos processos de interpretação dos factos sociais.

Palavras-chave: Pluralismo religioso, Trânsito religioso, Religião e Igreja.

 

Abstract

This text is a preliminary version of some reflections that we have been developing in the field of the sociology of religion, whose fundamental objective is to expose some ideas on the issue of pluralism, diversity and religious transit. Thus, it is prudent to carry forward, as a sociologist and teacher, the terms of a debate that, in my view, are not yet sufficiently clarified among us (Angolans). Likewise, the text intends to discuss and analyze the issue of pluralism, diversity and religious transit, bringing to light "aspects" (which it considers relevant). These aspects allow a greater depth and understanding of the theme in the current context of Angola. Finally, the text seeks to recognize the importance of religion in contemporary Angolan society as a vital element in the processes of interpreting social facts.

Keywords: Religious pluralism, Religious transit, Religion and Church.

Referências

Bibliografia. 

ABIAS, J. E. (14 e 15 de Junho de 2011). O Paludismo religioso e a multiplicaçao das denominaçoes. In Actas do workshop sobre fenomeno religioso em Angola )INAR - Angola, p. 35 - 39, pp. 35 - 39.

ANDRADE, M. O. (2009). A religiosidade Brasileira: o pluralismo, a diversidade de crenças e o processo sincretico. Revista Electronica de Ciencias Sociais, pp. 106 - 118.

BARROS, M. (s.d.). A reconciliaçao de quem nunca se separou Pluralismo cultural e religioso. Eixo da teologia da Libertaçao, pp. 1 - 18.

BERGER, P. (2007). Pluralism, protestantization, and the voluntary principle. In BANCHOFF, Thomas Democracy and the new religious pluralism. New York Oxford University Press, pp. 19 - 29.

BINKOWSKI, G. I., ROSA, M. D., & BAUBET, T. (Junho de 2020). A discursividade evangelica e alguns de seus efeitos: laço social, psicopatologia e impasse teorico e transferencias. REv. latinoam. psicopatol. fundam. Sao Paulo. .

BIRMAN, P. (2012). Cruzadas pela paz; praticas religiosas e projectos seculares relacionados á questao da violencia do Rio Janeiro. Rio de Janeiro.

BORDIEU, P. (2005). A economia das trocas simbolicas. Sao Paulo.

CALEY, C. (s.d.). As religioes tradicionais africanas e universais em Angola em tempo de renascença. in Actas do Workshop sobre o fenomeno religioso em Angola, (INAR), (pp. 19 - 28). Luanda.

CARVALHO, E. d. (2011). As praticas religiosas e a convivencia social. In actas do Workshop sobre o Fenómeno Religioso em Angola. (INAR), (pp. 29 - 34). Luanda.

CORRENT, N. (s.d.). Diversidade religiosa: uma temática em debate.

DURKHEIM, E. (1996). As formas elementares da vida religiosa. Editorial Presença 9a Ediçao .

FERNANDES, S. R. (2006). Mapeando as rotas do transito religioso no Brasil. Religiao e Sociedade,. Religiao e Sociedade, 120 - 153.

FERNANDO, M. (2011). Dimensao cultural da religiao. Subsidios para a construçao de um objecto de pesquisa da realidade... Revista INAR, 1 - 16.

FERNANDO, M. (2014 ). A problematica dos novos movimentos religiosos em Angola. Comunicaçao apresentada no ambito.... Sao Paulo, SP, 701.

FERNANDO, M. (2014). Religiao e Tradiçao. In Religioes e Estudos n 4, Revista INAR - Luanda. Uma perspectiva Sociologica, 99 - 117.

GEFFRÈ, C. (2001). Croire et interpréter: le toumant herméneutique de la thélogie. Paris: Cerf.

GEISLER, N. L. (2002). Enciclopédia de apologética. Vida.

GIDDENS, A. (2000). o Mundo na era da globalizaçao. Lisboa: Presença.

GRAMSCI, A. (1977). Quaderni del cárcere. (a cura de V. Gerratana, Einaudi, Torino. 1134 - 1518: Edizione crítica Dell ´Instituto Gramsci di Roma .

HERLLER, V., NOTAKER, H., & GAARDE, J. (2004). O Livro das religioes: 13 Ed. Sao Paulo: Schwarcz.

INAR. (2007). Panoramica das religioes em Angola Independente (1975 - 2008). Luanda; .

INAR. (2010). As religioes em Angola: a realidade do período pós - independencia (1975 - 2010). Luanda: INAR.

KAJIBANGA, V. (2000). A Alma Sociologica na Ensaística de Mário Pinto de Andrade. Uma Introduçao ao Estudo da Vida do Primeiro Sociologo Angolano. Luanda: INIC - Instituto Navional das Industrias Culturais.

KWONONOCA, A. (2011). As Religioes em Angola e os desafios da globalizaçao. In actas do Workshop sobre o Fenómeno Religioso em Angola. INAR - Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos, 41 - 50.

MARIANO, R. (1999). Neopentecostais: Sociologia do Novo Pentecostaismo do Brasil. Sao Paulo: Loyola.

PEREIRA, L. (2006). Ritual e conflito num óbito em Luanda. In Selma Pantoja (Org) Identidades, memórias e histórias em terras africanas. Luanda: Nzila.

PICOLOTTO, M. R. (2016). O Pentecostalismo no Brasil. Uma reflexao sobre novas classificaçoes. Dissertaçao apresentada para o programa de pós - graduaçao em Antropologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul .

RAHNER, K. (1965). Cristianismo e religioni non Cristiane. Saggi di antropologia soprannaturali. Roma: Paoline.

SANCHIS, P. (1992). Catolicismo e movimentos . Sao Paulo: Loyola - Colecçao Catolicismo no Brasil.

SANCHIS, P. (1992). Catolicismo: modernidade e tradiçao. Sao Paulo: Loyola - Colecçao Catolicismo no Brasil.

SANCHIS, P. (1992). Catolicismo: unidade religiosa e pluralismo cultural. Sao Paulo: Loyola - Colecçao Catolicismo no Brasil.

SANTOS, O. (2011). Cultura, tradiçao e identidades religiosas em Angola; Que elementos de debate?

SILVA, E. M. (2004). Religiao, Diversidade e Valores Culturais; conceitos teoricos e a educaçao para a Cidadania; In Revista de Estudas da Religiao. In Revista....

STEIL, C. A. (2001). Pluralidade, modernidade e tradiçao: transformaçoes do campo religioso; . Ciencias Sociais e religioso., Ano 3, 115 - 129.

TEIXEIRA, F. (2012). Teologia e pluralismo religioso; Sao Bernardo do Campo. Sao Paulo: Nhanduti.

TSIBANGU, T. (2010). Religiao e evoluçao social. In historia Geral da Àfrica, VIII; Àfrica desde 1935. Ali A. Mazrui e Christophe Wondji - Brasilia, UNESCO, 605 - 630.

VILHENA, M. A. (2005). Ritos e expressoes " Temas de ensino religioso". Sao Paulo: Editora Paulinas.

WEBER, M. (1990). A ética protestante e o espirito do capitalismo. Lisboa 3a Ed.: Editora Presença.

WEBER, M. (2006). Sociologia das religioes. Lisboa: Relógio d´Agua. .


Submetido em:
24/09/2020

Revisado em:
20/10/2020

Aceito em:
27/10/2020

Publicado em:
27/10/2020

5f9806040e8825d65d280612 santomadomba Articles
Links & Downloads

Ntetembwa - ISPT

Share this page
Page Sections