APRENDIZAGEM ATIVA: PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA
Miriane Timm Morales; César Augusto Costa
Resumo
A escola, como instituição social, e seus métodos precisam ser compreendidos em seu contexto histórico, social e cultural, tendo em vista o sujeito que desejamos formar e para qual sociedade. Assim sendo, a educação formal, pedagogicamente intencional, essa mesma sociedade parece estar conduzindo-nos a uma resignificação da interação entre educador e educando. Para tanto, o presente trabalho procura apontar definições sobre aprendizagem ativa, como perspectiva metodológica, identificando as suas formas de abordagem, assim como o papel do educador e do educando nesse processo. A partir disso, o presente ensaio objetiva refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa, suas definições, como perspectiva metodológica pautada no desenvolvimento de habilidades de pensamento e questionamento, identificando as suas formas de abordagem, assim como o papel do educador e do educando nesse processo. Por fim, o trabalho procura relacionar aprendizagem ativa e abordagem sócio-histórica, traçando um paralelo crítico entre as formas de abordagem.
Palavras-chave
Referencias
ANDRADE, Edinaldo C. de. Paulo Freire e a educação para a cidadania: a contribuição crítica da pedagogia libertadora frente ao discurso da educação cidadã a partir dos anos 90. VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2008. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4196/1/FPF_PTPF_01_0854.pdf Acesso em: 10/11/2019.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
BACICH, Lilian; MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERBEL, Nuesi Aparecida N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.32, n. 1, p.25-40, jan./jun.2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CARRIL, Maria da Graça P.; NATÁRIO, Elisete G.; ZOCCAL, Sirlei I. Considerações sobre a aprendizagem significativa, a partir da visão de Freire e Ausubel – uma reflexão teórica. e-Mosaicos – Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp – UERJ) V.6 – N. 13, 2017 – Dezembro.
DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, 1996, p.17-50.
FREIRE; Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. p.8-90.
FREIRE, Ana Maria A. A leitura do mundo e a leitura da palavra em Paulo Freire. Cad. Cedes, Campina, v. 35, n.96, 2015, p. 291-298, maio-ago.
KARNAL, Leandro; DUHÁ, André H. Curso de extensão mentalidade de desenvolvimento contínuo, PUC-RS, 2019.
LUBACHEWSKI, Gesseca C.; CERUTTI, Elisabete; SILVA, Alexandre da. Aprendizagem ativa e tecnologias digitais: caminhos para potencializar as aprendizagens dos alunos no ensino superior. (2019). Anais do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: http://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/81.pdf Acesso em: 10/11/2019.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21a ed. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, Artur Bruno F.; LIMA, Ana Ignez B. Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.42, n.4, 2017, p.1399-1419, out./dez HTTP://dx.doi.org/10.1590/2175-623662025
RÜCKL, Bruna de Fátima N.; VOSGERAU, Dilmeire S. R. Perspectivas da aprendizagem ativa no ensino fundamental: uma revisão sistemática. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017. Acesso em 10 nov. 2019. Disponível em < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23881_12578.pdf>
SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio B. O pensar educação em Paulo Freire. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf Acesso em: 11/11/2019.
VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa: nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016
Submitted date:
19/10/2021
Reviewed date:
01/11/2021
Accepted date:
01/11/2021
Publication date:
05/11/2021