PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.53497/phdsr1n6-002

PSCR

Revisão História

A EPOPÉIA ELEITORAL: Narrativas Homéricas Na Campanha Eleitoral De 2016 Em Aracaju.

Jefferson Silva Costa

Downloads: 0
Views: 646

Resumo

O presente trabalho investiga a íntima relação entre as narrativas homéricas e as campanhas políticas eleitorais. Uma relação de troca e simbiose que não leva em conta o eleitor como formador de opinião, mas apenas como assimilador de preceitos. Com maior evidência e ênfase a campanha política para Prefeito de Aracaju no ano de 2016, onde o então candidato Edvaldo nogueira, através de uma campanha de marketing político-eleitoral bem elaborada e fundamentada, usou artifícios como narrativa do herói e conceitos de épicos gregos. Assim ele, através de jingles e fotos, desenvolveu a Persona de herói e salvador e atribuíram valores para além de um candidato. Valores mais ligados com herói de narrativas homéricas clássicas. Tomado em conjunto, essa linha de ação de narrativa homérica possibilitou um passo à frente na pauta da campanha e um desfecho favorável para o candidato na votação, mesmo que a representação desenvolvida na campanha não represente o candidato real.

Palavras-chave

Narrativa do Herói. Persona. Marketing político-eleitoral

Submetido em:
19/10/2021

Revisado em:
21/10/2021

Aceito em:
01/11/2021

Publicado em:
04/11/2021

6183fcb9a9539519d75b8916 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections