A EPOPÉIA ELEITORAL: Narrativas Homéricas Na Campanha Eleitoral De 2016 Em Aracaju.
Jefferson Silva Costa
Resumo
O presente trabalho investiga a íntima relação entre as narrativas homéricas e as campanhas políticas eleitorais. Uma relação de troca e simbiose que não leva em conta o eleitor como formador de opinião, mas apenas como assimilador de preceitos. Com maior evidência e ênfase a campanha política para Prefeito de Aracaju no ano de 2016, onde o então candidato Edvaldo nogueira, através de uma campanha de marketing político-eleitoral bem elaborada e fundamentada, usou artifícios como narrativa do herói e conceitos de épicos gregos. Assim ele, através de jingles e fotos, desenvolveu a Persona de herói e salvador e atribuíram valores para além de um candidato. Valores mais ligados com herói de narrativas homéricas clássicas. Tomado em conjunto, essa linha de ação de narrativa homérica possibilitou um passo à frente na pauta da campanha e um desfecho favorável para o candidato na votação, mesmo que a representação desenvolvida na campanha não represente o candidato real.
Palavras-chave
Submitted date:
10/19/2021
Reviewed date:
10/21/2021
Accepted date:
11/01/2021
Publication date:
11/04/2021