PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.53497/phdsr1n3-003

PSCR

Revisão Educação

IMPLICAÇÕES DA BOA CONVIVÊNCIA E AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO  

Marcus Antônio Santiago

Downloads: 5
Views: 657

Resumo

O presente tema estudado justifica-se pela necessidade de identificar e mostrar como acontece a relação entre professor e aluno. Buscando entender a importância dessa relação no processo de ensino – aprendizagem. Para isso é importante identificar os pontos relevantes, que possam estimular o professor e aluno para que haja uma boa convivência e afetividade no processo educativo, levando a uma educação de qualidade. Para embasar todo estudo, foi utilizado no processo metodológico uma pesquisa bibliográfica com autores conceituados, que possuem ligação com o tema.        Assim, para uma melhor compreensão da relação professor/aluno atentou-se um buscar subsídios que poderão responder algumas dúvidas. Diante disso no percurso deste trabalho será relatado quanto a interação entre educador e educando é importante para o processo, de ensino/ aprendizagem.

Palavras-chave

Palavras-chave: Aprendizagem. Afetividade. Relação Aluno-Professor.

Referências

ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.

ALMEIDA, A. R. S., A emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

DANTAS, H.  Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_________, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.21ª Edição- São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

REY, F.G. Comunicação e personalidade. Havana: Pueblo Educación, 1995.

SILVA,  João Paulo Souza. A relação Professor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, 2005.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

WALLON, H., Psicologia. São Paulo: Editora Ática, 1986.

 


Submetido em:
11/06/2021

Revisado em:
14/06/2021

Aceito em:
14/06/2021

Publicado em:
24/06/2021

60d501cea953957f780390c2 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections