IMPLICAÇÕES DA BOA CONVIVÊNCIA E AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Marcus Antônio Santiago
Resumo
O presente tema estudado justifica-se pela necessidade de identificar e mostrar como acontece a relação entre professor e aluno. Buscando entender a importância dessa relação no processo de ensino – aprendizagem. Para isso é importante identificar os pontos relevantes, que possam estimular o professor e aluno para que haja uma boa convivência e afetividade no processo educativo, levando a uma educação de qualidade. Para embasar todo estudo, foi utilizado no processo metodológico uma pesquisa bibliográfica com autores conceituados, que possuem ligação com o tema. Assim, para uma melhor compreensão da relação professor/aluno atentou-se um buscar subsídios que poderão responder algumas dúvidas. Diante disso no percurso deste trabalho será relatado quanto a interação entre educador e educando é importante para o processo, de ensino/ aprendizagem.
Palavras-chave
Referencias
ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
ALMEIDA, A. R. S., A emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
DANTAS, H. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_________, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.21ª Edição- São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994.
REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
REY, F.G. Comunicação e personalidade. Havana: Pueblo Educación, 1995.
SILVA, João Paulo Souza. A relação Professor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WALLON, H., Psicologia. São Paulo: Editora Ática, 1986.
Submitted date:
11/06/2021
Reviewed date:
14/06/2021
Accepted date:
14/06/2021
Publication date:
24/06/2021