A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anaelza Nogueira Marculino Oliveira; Ana Maria Rodrigues Silva do Nascimento; Ana Paula de Oliveira Silva; Edriano Pereira da Silva; João Nogueira da Silva; Jaciele Batista da Silva
Resumo
O presente trabalho analisará a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Duas Estradas – PB. Tem como escopo conhecer o significado do brincar além de conceituar as principais terminologias utilizadas para conceituar o ato de brincar, tornando-se também basilar explanar o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo e com o mundo ao seu redor, aceitando a existência dos outros e estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, ademais, os benefícios que o brincar favorecem no ensino-aprendizagem infantil. Levando em consideração todas as informações contidas neste estudo, vale ressaltar que os jogos e brincadeiras em sala de aula podem ser considerados atividades sociais que favorecem interações concretas e originais que ajudam a criar conhecimento da realidade consciente. Por conseguinte, este estudo visa uma leitura mais prática acerca da importância do brincar no desenvolvimento da criança. Dessa forma, a educação infantil com trabalho lúdico em sala de aula é muita eficaz para aprendizagem da criança, ou seja, aprendendo de forma lúdica se tornou algo, mas pratico que com facilidade prende a atenção da criança fazendo com que se interesse pela didática do professor.
Palavras-chave
Referências
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora. UNESP, 1999 DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8 ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.
Gomes, C. L. (org.) Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e brincadeira – usos e significações dentro de contextos culturais. In: Santos, S. M. P. Dos. (org.) Brinquedoteca – o lúdico em diferentes contextos. 7 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4 ed. São Paulo: Scipione, 1997.
Referencial Curricular para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. (Acesso 10/03/2024).
SANTOS, S. M. P. Dos. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SANTOS, Santa Marli dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed. Vozes, Petróleo, 2002.
PIAGET, J. A psicologia da Criança. Ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A Formação da Mente. 6 ° ed. São Paulo, SP. Martins Fontes editora LTDA, 1998.
WINNICOTT, D. W. O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.
Publicado em:
03/04/2024