PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.5281/zenodo.10592768

PSCR

Revisão Artes

O ENSINO DA ARTE COMO PRÁTICA ESCOLAR

Marculino Oliveira, A. N., da Silva, J. N., da Silva, J. B., da Silva, J. L. O., Bezerra, P. J., da Silva, N. M., & Nogueira, V. F. (2024). O ENSINO DA ARTE COMO PRÁTICA ESCOLAR. PhD Scientific Review, v. 4, n.1, pp. 8–18.

Downloads: 2
Views: 312

Resumo

O ensino de artes visuais é de extrema importância na educação básica, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades e para a descoberta de aptidões. A arte na escola expande-se para além das tradicionais aulas de pintura e desenho, englobando também a música, o cinema, a televisão, a publicidade, a arquitetura e diversas outras formas de expressão. O professor pode explorar todas essas áreas de conhecimento de maneira criativa durante o processo de construção do aprendizado. A pesquisa em questão foi classificada qualitativa, pois utilizou as várias concepções de autores que estudam o ensino de arte para discutir e aprofundar a compreensão do tema abordado. O principal objetivo deste estudo é despertar reflexões sobre o lugar ocupado pela disciplina de arte no ambiente escolar e sua relevância para os alunos.

 

Palavras-chave

Educação, Professor, Aprendizado, Aluno.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Brasília, 1997.

FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende; Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993. IAVELBERG, R. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994.

GARDNER, H. Estruturas da Mente - A teoria das inteligências múltiplas. 1ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOWENFELD, V; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou, 1977.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PIRES, E. Proposta Curricular da Educação Infantil. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas, 2009.

ROMÃO, J. E. (Org.). Educação de jovens e adultos: teoria prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2006

VAZ, S. R. O poder da arte. Amae Educando, 2001


Submetido em:
22/01/2024

Revisado em:
26/01/2024

Aceito em:
30/01/2024

Publicado em:
30/01/2024

65b91511a9539547eb0111d2 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections