O ENSINO DA ARTE COMO PRÁTICA ESCOLAR
Marculino Oliveira, A. N., da Silva, J. N., da Silva, J. B., da Silva, J. L. O., Bezerra, P. J., da Silva, N. M., & Nogueira, V. F. (2024). O ENSINO DA ARTE COMO PRÁTICA ESCOLAR. PhD Scientific Review, v. 4, n.1, pp. 8–18.
Resumo
O ensino de artes visuais é de extrema importância na educação básica, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades e para a descoberta de aptidões. A arte na escola expande-se para além das tradicionais aulas de pintura e desenho, englobando também a música, o cinema, a televisão, a publicidade, a arquitetura e diversas outras formas de expressão. O professor pode explorar todas essas áreas de conhecimento de maneira criativa durante o processo de construção do aprendizado. A pesquisa em questão foi classificada qualitativa, pois utilizou as várias concepções de autores que estudam o ensino de arte para discutir e aprofundar a compreensão do tema abordado. O principal objetivo deste estudo é despertar reflexões sobre o lugar ocupado pela disciplina de arte no ambiente escolar e sua relevância para os alunos.
Palavras-chave
References
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Brasília, 1997.
FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende; Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993. IAVELBERG, R. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994.
GARDNER, H. Estruturas da Mente - A teoria das inteligências múltiplas. 1ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LOWENFELD, V; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou, 1977.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PIRES, E. Proposta Curricular da Educação Infantil. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas, 2009.
ROMÃO, J. E. (Org.). Educação de jovens e adultos: teoria prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2006
VAZ, S. R. O poder da arte. Amae Educando, 2001
Submitted date:
01/22/2024
Reviewed date:
01/26/2024
Accepted date:
01/30/2024
Publication date:
01/30/2024