Sobre a Revista
Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios - O repositório possui uma postura pluralista, aberta às diferentes correntes de pensamento econômico.
As deliberações editoriais seguem critérios de qualidade acadêmica. Os trabalhos artigos" e (TCC) submetidos são avaliados por pareceristas internos e externos e é preservado o anonimato dos autores e pareceristas ao longo do processo de avaliação.
O objetivo da da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios é publicar TCCs, artigos" e ensaíos teóricos e aplicados em Economia e áreas afins a partir de uma visão pluralista, aberta às diferentes correntes de pensamento econômico e orientações de pesquisa.
A Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios não cobra qualquer tipo de taxa para submissão, avaliação, processamento e publicação.São preservações baseadas no conhecimento e que contém alto índice de consciência ambiental. Os estudos desenvolvidos pelo grupo serão disseminados por meio de publicações e organização de encontros e eventos, bem como pela orientação de alunos. Alguns dos integrantes do grupo de pesquisa já atuam no apoio, em comitês técnicos e plataformas tecnológicas, confirmando sua capacitação para os estudos propostos.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos "artículos" e TCCs submetidos à da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios ocorre pelo sistema denominado “avaliação cega” ou “blind review”.
Todo o processo de avaliação (por pares e às cegas) está baseado em critérios de qualidade e segue as boas práticas para publicação.
O "artículo"o ou TCC é enviado exclusivamente através da página eletrônica da revista. A identificação do(s) autor(es) é feita somente na página. O artigo submetido não deve conter nenhum elemento que identifique seus autores.
O editor, posteriormente, encaminha o trabalho submetido à apreciação de dois pareceristas, que compõem o corpo de avaliadores da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios. A revista conta com a colaboração de avaliadores externos.
Os avaliadores são instruídos, no processo de avaliação, a considerar: a relevância do tema, a originalidade da contribuição nas áreas temáticas da economia e demais ciências sociais, a clareza do texto, a adequação da bibliografia, a estruturação e o desenvolvimento teórico, a metodologia utilizada e as conclusões do trabalho apresentado.
Após avaliação dos artigos pelos pareceristas, os artigos recomendados passam pelas seguintes revisões: a) pelos autores, para revisão dos ajustes recomendados pelos avaliadores; e b) pela comissão técnica da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios, para revisão e formatação final do artigo.
Periodicidade
A periodicidade da publicação no repositório da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios é quadrimestral e o recebimento das submissões on-line é ininterrupto.
Política de Acesso Livre
Este repositório oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ética em pesquisa e publicação
Aos pesquisadores, autores, editores e pareceristas, além dos preceitos éticos, aplicam-se normas de conduta que derivam da finalidade específica de sua profissão: a construção e a apropriação coletivas da ciência. Essas normas definem a integridade ética das atividades científicas e podem ser deduzidas de um princípio fundamental: todo cientista deve exercer sua profissão da maneira mais apropriada para que daí resulte o avanço e socialização da ciência de forma pública.
O repositório da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios está convencida de que a conjugação dos esforços de pesquisadores, instituições de pesquisa, autores, editores e pareceristas terão êxito em manter a divulgação e da pesquisa científica em conformidade com os padrões da integridade ética.
O repositório da Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios preocupa-se com a Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações, por isso recomenda aos autores, pareceristas e editores, o estudo dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:
a) a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;
b) o Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 http://www.fapesp.br/boaspraticas/;
c) as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes;
d) o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);
e) a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).
Taxas para submissão e publicação de textos
Não são cobrados taxas de submissão e de processamento dos TCCs e artigos (APCs).
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.