Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202412014
Revista Brasileira de Avaliação
Editorial: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação: Alavanca para a melhoria contínua na educação

Ana Maria Carneiro, Fernanda Teixeira Reis

Downloads: 2
Views: 393


Referências

Arruda, June Alves de, Paschoal, Tatiane, & Demo, Gisela. (2019). Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24(3), 680–698. https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300007

Atvars, Teresa Dib Zambon, Serafim, Milena Pavan, & Carneiro, Ana Maria (2022). Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira: a experiência da Unicamp. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 11(20), e70275, 1-24. http://doi.org/10.5902/2318133870275

Brasil. (2018). Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG. Relatório técnico, 2018. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES/MEC). Recuperado em 27 de fevereiro de 2013, de https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/25052020-relatorio-final2019-comissao-pnpg-pdf

Brasil. (2019). Grupo de Trabalho: Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação. Brasília: CAPES, Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019- autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf

Brasil. (2021). Relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Recuperado em 27 de fevereiro de 2013, de https://download. inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf

Christie, Christina A., & Fleischer, Dreolin Nesbitt. (2010). Insight into evaluation practice: a content analysis of designs and methods used in evaluation studies published in north american evaluation-focused journals. The American Journal of Evaluation, 31(3), 326-346. http://doi.org/10.1177/1098214010369170

Danielson, Charlotte. (2007). The many faces of leadership. Educational Leadership, 65(1), 14-19. Recuperado em 27 de fevereiro de 2021, de https://www.ascd.org/el/articles/the-many-faces-of-leadership

Festa, Meire, & Pinazza, Mônica Apezzatto. (2023). A Autoavaliação Institucional Participativa das Instituições de Educação Infantil e a Corresponsabilidade dos Educadores. Educação em Revista, 39, e39321. http://doi.org/10.1590/0102-469839321

Harvey, Lee, & Green, Diana. (1993). Defining quality. Assessment & Evaluation in Higher Education, 18(1), 9-34. http://doi.org/10.1080/0260293930180102

Heiderscheidt, Francisca Goedert, & Forcellini, Fernando Antônio. (2023). Self-assessment in higher education institutions: Literature analysis and research opportunities. Educação e Pesquisa, 49, e248924. http://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248924eng

Joint Committee on Standards for Educational Evaluation - JCSEE. (1981). Standards for evaluations of educational programs, projects, and materials. McGraw-Hill. Recuperado em 3 de agosto de 2021, de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220408.locale=en

Leite, Denise, Verhine, Robert, Dantas, Lys Maria Vinhaes, & Bertolin, Julió Cesar Godoy. (2020). A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação (Campinas), 25(2), 339-353. http://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200006

Lemaitre, Maria José, Teixeira, Pedro, Weko, Thomas, & Roy, Simon. (2018). Rethinking Quality Assurance for Higher Education in Brazil. Reviews of National Policies for Education. Paris: OCDE. Recuperado em 3 de agosto de 2021, de https://www.oecd.org/brazil/rethinking-quality-assurance-for-higher-education-inbrazil-9789264309050-en.htm

McMILLAN, James H.; HEARN, Jessica. Student self-assessment: the key to stronger student motivation and higher achievement. Educational Horizons, Bloomington, v. 87, n. 1, p. 40-49, Fall 2008. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ815370.

Reis, Fernanda Teixeira, & Direito, Denise do Carmo. (2023). Dados pessoais e políticas públicas: O que revelar e o que preservar? Revista Brasileira de Avaliação, 12(1), 1-9. http://doi.org/10.4322/ rbaval202312016

Scriven, Michael. (1967). The methodology of evaluation. In Robert E. Stake. Curriculum evaluation (Monograph Series on Evaluation, No. 1). Chicago: Rand McNally, American Educational Research Association.

Selo UNICEF. (2021). Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Recuperado em 27 de fevereiro de 2021, de https://selounicef.org.br/indique/acre

Souza, Francisco Jose de, Souza, Jurema Santos, Elliot, Ligia Gomes, & Hildenbrand, Luci. (2018). Avaliação da Educação Superior no Brasil - do Provão ao ENADE: Um estudo meta-avaliativo. Meta: Avaliação, 2, 22-42. http://doi.org/10.22347/2175-2753v10i0.1956

Trevisol, Joviles Vitório, & Balsanello, Geomara. (2022). A pós-graduação sob a perspectiva dos egressos: Um estudo de autoavaliação. Avaliação (Campinas), 27(3), 470-492. http://doi.org/10.1590/s1414- 40772022000300005

Weiss, Carol H. (1998). Evaluation: Methods for studying programs and policies. USA: Prentice Hall.

 


Submetido em:
27/05/2024

Aceito em:
29/05/2024

66a3af8ca9539575320de022 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections