Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/about
Revista Brasileira de Avaliação

Sobre a Revista

Missão e escopo

A Revista Brasileira de Avaliação (RBAVAL) é uma publicação da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) que fomenta, abriga e divulga a produção de conhecimentos sobre teorias e práticas de avaliação. Com conteúdos de acesso aberto, aceita artigos em fluxo contínuo, consolidando-os em números semestrais exclusivamente digitais.

A RBAVAL aceita artigos em português, espanhol e inglês de autores de quaisquer nacionalidades. A linha editorial estimula produções multidisciplinares e intersetoriais e busca favorecer culturas avaliativas marcadas pelo respeito aos atores sociais, pluralidade e densidade metodológica, rigor na valoração e compromisso com a utilização dos estudos.

A RBAVAL se interessa por avaliações realizadas por órgãos públicos, por pesquisadores, por agências multilaterais, por organizações da sociedade civil e por agentes do setor privado, incluindo as empresas e os consultores independentes que oferecem serviços especializados em avaliação de políticas, programas e serviços.

A RBAVAL valoriza estudos realizados em diferentes objetos de interesse público, bem como as diversas abordagens teórico-metodológicas disponíveis em distintos ramos das ciências. Para fomentar a produção de conhecimento sobre teorias e práticas de avaliação no Brasil, a RBAVAL acredita ser fundamental colocar em diálogo áreas tão diversas e complementares quanto saúde, educação, assistência social, meio ambiente, infraestrutura, economia, urbanismo, gestão pública, entre outras.

Ao promover o uso das avaliações em temas de interesse público, a RBAVAL busca contribuir para a garantia de direitos civis, políticos, ambientais e sociais no Brasil, para o aprofundamento da democracia e para uso inteligente de recursos públicos e privados.

 

Acesso aberto e copyright

Os trabalhos submetidos à RBAVAL são de total responsabilidade dos autores e não podem ser apresentados simultaneamente a outro periódico. Em caso de aprovação e publicação do trabalho, os direitos autorais permanecem com os autores, que estão cientes que a RBAVAL adota a Licença Creative Commons CC-BY e a política de acesso aberto.

Todos os textos publicados na RBAVALA estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou editores. Este posicionamento está de acordo com as definições de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative). Os conteúdos são publicados com acesso aberto e sob os termos da Creative Commons Attribution License.

 

Periodicidade

A revista opera em fluxo contínuo com consolidação semestral, de modo a favorecer a publicação permanente e célere de artigos originais, revisões sistemáticas, ensaios, entrevistas, artigo de opinião, relato de experiências, estudos de caso e ensaios.

Os artigos publicados são consolidados em dois números anuais , em julho e dezembro. A critério dos editores, a RBAVAL também publica números suplementares (temáticos). 

 

Financiamento e apoio institucional

A RBAVAL é uma publicação da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA). Todos os custos associados a sua manutenção são de responsabilidade da RBMA.

A RBAVAL também capta recursos com parceiros institucionais, de natureza pública ou privada, interessados em seus conteúdos e na publicação de edições suplementares de caráter temático e/ou institucional. A RBAVAL não aceita anúncios.

As edições suplementares seguem rigorosamente as mesmas políticas editoriais dos números regulares.

 

Histórico

Criada em 2011, a RBAVAL chamava-se Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação (ISSN 2236-5877). Editada pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, seus nove primeiros números foram produzidas em parceria com a Secretaria de Gestão da Informação do então MInistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Em razão de dificuldades operacionais, a então Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação teve sua última edição (n09) publicada em 2015. No ano de 2020, a diretoria da RBMA considerou vital a retomada da revista, escutando a demanda e as ofertas de apoio da comunidade avaliativa.

A convite da diretoria da RBMA, um novo editor foi convidado para redesenhar o projeto, assumindo o papel de editor chefe voluntário. Um novo projeto editorial foi concebido de modo a honrar a história da revista, mas também com a intenção de evoluir sua qualidade, em resposta ao que o campo e comunidade avaliativa tornaram-se nove anos depois da primeira edição.

As mudanças no projeto editorial implicaram que a revista assumisse caráter exclusivamente eletrônico, reconstituísse seu corpo editorial e revisasse sua política editorial de modo a ampliar seu alinhamento a boas práticas da editoria científica, favorecendo sua indexação e qualificação.

Finalmente, o corpo editorial optou por excluir o conceito de monitoramento do título da revista, de modo a conferir maior consistência teórica a sua nomenclatura e a favorecer seu posicionamento nacional e internacional. Assim renasceu como Revista Brasileira de Avaliação.

Os editores buscaram ajuda profissional da Editora Cubo. Assim seria possível reduzir a carga de trabalho sobre o corpo editorial, para torná-lo mais estratégico. Seria também possível elevar os padrões de qualidade da revista. A Editora Cubo também apoiou a implementação do sistema de submissão digital, além do website próprio da RBAVAL e um novo projeto visual para seus conteúdos.

A RBAVAL também associou-se ao Comitê Brasileiro de Editores Científicos e passou a buscar conexões com movimentos, fóruns, indexadores e parceiros institucionais que possam contribuir com a ampliação da qualidade da linha editorial da RBAVAL, bem como com a relevância e uso de suas publicações.

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections