Revista Brasileira de Avaliação
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Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação emancipatória, participativa e multifatorial na pós-graduação: O caso do mestrado em rede

Clarice Monteiro Escott, Wanderley Azevedo de Brito, Josina Maria Pontes Ribeiro, Maria Cristina Caminha de Castilhos França

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Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa participante que analisou a experiência de construção e aplicação do Sistema de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), formado por 40 Instituições Associadas (IA), distribuídas pelo território brasileiro. A questão que permeou a análise foi a de verificar o modelo avaliativo proposto pela CAPES no contexto de um mestrado em rede, de forma a reconhecer tanto a identidade do programa como sua contribuição para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, considerou-se a avaliação emancipatória, destacando a importância do processo democrático e da crítica institucional e criação coletiva. O processo teve a participação de discentes, docentes, egressos e gestores, mediante uso de plataforma de gerência da base de dados do Programa. Como resultado, a análise explicita como se deu a aplicação em cada IA, bem como sistematização e análise dos resultados.

Palavras-chave

Autoavaliação na pós-graduação. Mestrado em rede. Autoavaliação emancipatória e participativa. Educação profissional e tecnológica. ProfEPT

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Submetido em:
09/11/2023

Aceito em:
17/05/2024

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