Autoavaliação emancipatória, participativa e multifatorial na pós-graduação: O caso do mestrado em rede
Clarice Monteiro Escott, Wanderley Azevedo de Brito, Josina Maria Pontes Ribeiro, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
Resumo
Apresenta resultados de uma pesquisa participante que analisou a experiência de construção e aplicação do Sistema de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), formado por 40 Instituições Associadas (IA), distribuídas pelo território brasileiro. A questão que permeou a análise foi a de verificar o modelo avaliativo proposto pela CAPES no contexto de um mestrado em rede, de forma a reconhecer tanto a identidade do programa como sua contribuição para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, considerou-se a avaliação emancipatória, destacando a importância do processo democrático e da crítica institucional e criação coletiva. O processo teve a participação de discentes, docentes, egressos e gestores, mediante uso de plataforma de gerência da base de dados do Programa. Como resultado, a análise explicita como se deu a aplicação em cada IA, bem como sistematização e análise dos resultados.
Palavras-chave
Referências
Afonso, Almerindo Janela. (2005). Avaliação Educacional: Regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez.
Afonso, Almerindo Janela. (2024). Notas sobre a autoavaliação no ensino superior: Assimilacionismo eurocêntrico ou de(s)colonialidade?. Revista Brasileira de Avaliação, 13(1), e130124, 2024. Recuperado em 12 maio, 2024, de https://rbaval.org.br/article/10.4322/rbaval202412001/pdf/rbaval-13-1-e130124.pdf
Brito, Wanderley Azevedo de, Escott, Clarice Monteiro, Suhr, Inge Renate Frose, França, Maria Cristina Caminha de Castilhos, Ribeiro, Josina Maria Pontes, & Melo, Ernani Viriato de. (2021). Autoavaliação ProfEPT: Relatório de Técnico 2017-2020. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (NAPE). Vitória, ES: IFES/PROFEPT/NAPE. Recuperado em 15 setembro, 2023 de https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2021/ AutoAvalia%C3%A7%C3%A3o/Documentos/Relat%C3%B3rio_T%C3%A9cnico17-20.pdf
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. (2019). Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação: Grupo de Trabalho. Brasília: CAPES. Recuperado em 20 setembro, 2023, de https://www. gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf
Dias Sobrinho, José. (2003). Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez.
Escott, Clarice Monteiro, França, Maria Cristina Caminha de Castilhos, Suhr, Inge Renate Frose, Brito, Wanderley Azevedo de, Ribeiro, Josina Maria Pontes, & Melo, Ernani Viriato de. (2022) Planejamento Estratégico ProfEPT : Quadriênio 2021-2024. 2. ed. Vitória, ES: Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (NAPE). Recuperado em 15 setembro 2023 de https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/ Turma2021/Seminario/1Planejamento_Estrategico_21-24.pdf
Escott, Clarice Monteiro, Melo, Ernani Viriato de, Suhr, Inge Renate Frose, Ribeiro, Josina Maria Pontes, França, Maria Cristina Caminha de Castilhos, Calefi, Paulo Sérgio, & Brito, Wanderley Azevedo de. (2020) Sistema de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Vitória, ES: IFES/NAPE, 2020. Recuperado em 15 setembro de 2023 de https://profept.ifes.edu.br/images/ stories/Turma_2020/Autoavaliacao/Sistema_de_Autoavaliacao_do_ProfEPT_-_NAPE_-__2020.pdf
Leite, Denise, Verhine, Robert, Dantas, Lys Maria Vinhaes, & Bertolin, Julio Cesar Godoy. (2020). A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação – Revista de Avaliação da Educação Superior, 25(2), 339-353. Recuperado em 20 setembro, 2023, de https:// periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4023/3765.
Leite, Denise. (2005). Reformas Universitárias: Avaliação institucional participativa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Observatório ProfEPT. (2021). Plataforma do Observatório ProfEPT. Uberlândia (MG): IFTM. Recuperado em 16 setembro, 2023, de https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/
Polidori, Malis Morosini, Fonseca, Denise Grosso da, & Larrosa, Sara Fernanda Tarteer. (2007). Avaliação Institucional Participativa. Avaliação – Revista de Avaliação da Educação Superior, 12(2), 333-348. Recuperado em 12 maio, 2024, de https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/228
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. (2018). Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Vitória (ES): IFES. Recuperado em 10 setembro, 2023, de https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/ Res_CS_22_2018_-_Regulamento.pdf
Saul, Ana Maria. (2001). Avaliação Emancipatória: Desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. São Paulo: Cortez.
Saul, Ana Maria. (2015). Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa, 41(No. esp.), 1299-1311. http://dx.doi.org/10.1590/ S1517-9702201508143035
Submetido em:
09/11/2023
Aceito em:
17/05/2024