Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202412011
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação emancipatória, participativa e multifatorial na pós-graduação: O caso do mestrado em rede

Clarice Monteiro Escott, Wanderley Azevedo de Brito, Josina Maria Pontes Ribeiro, Maria Cristina Caminha de Castilhos França

Downloads: 1
Views: 270

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa participante que analisou a experiência de construção e aplicação do Sistema de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), formado por 40 Instituições Associadas (IA), distribuídas pelo território brasileiro. A questão que permeou a análise foi a de verificar o modelo avaliativo proposto pela CAPES no contexto de um mestrado em rede, de forma a reconhecer tanto a identidade do programa como sua contribuição para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, considerou-se a avaliação emancipatória, destacando a importância do processo democrático e da crítica institucional e criação coletiva. O processo teve a participação de discentes, docentes, egressos e gestores, mediante uso de plataforma de gerência da base de dados do Programa. Como resultado, a análise explicita como se deu a aplicação em cada IA, bem como sistematização e análise dos resultados.

Palavras-chave

Autoavaliação na pós-graduação. Mestrado em rede. Autoavaliação emancipatória e participativa. Educação profissional e tecnológica. ProfEPT

Referências

Afonso, Almerindo Janela. (2005). Avaliação Educacional: Regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez.

Afonso, Almerindo Janela. (2024). Notas sobre a autoavaliação no ensino superior: Assimilacionismo eurocêntrico ou de(s)colonialidade?. Revista Brasileira de Avaliação, 13(1), e130124, 2024. Recuperado em 12 maio, 2024, de https://rbaval.org.br/article/10.4322/rbaval202412001/pdf/rbaval-13-1-e130124.pdf

Brito, Wanderley Azevedo de, Escott, Clarice Monteiro, Suhr, Inge Renate Frose, França, Maria Cristina Caminha de Castilhos, Ribeiro, Josina Maria Pontes, & Melo, Ernani Viriato de. (2021). Autoavaliação ProfEPT: Relatório de Técnico 2017-2020. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (NAPE). Vitória, ES: IFES/PROFEPT/NAPE. Recuperado em 15 setembro, 2023 de https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2021/ AutoAvalia%C3%A7%C3%A3o/Documentos/Relat%C3%B3rio_T%C3%A9cnico17-20.pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. (2019). Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação: Grupo de Trabalho. Brasília: CAPES. Recuperado em 20 setembro, 2023, de https://www. gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf

Dias Sobrinho, José. (2003). Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez.

Escott, Clarice Monteiro, França, Maria Cristina Caminha de Castilhos, Suhr, Inge Renate Frose, Brito, Wanderley Azevedo de, Ribeiro, Josina Maria Pontes, & Melo, Ernani Viriato de. (2022) Planejamento Estratégico ProfEPT : Quadriênio 2021-2024. 2. ed. Vitória, ES: Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (NAPE). Recuperado em 15 setembro 2023 de https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/ Turma2021/Seminario/1Planejamento_Estrategico_21-24.pdf

Escott, Clarice Monteiro, Melo, Ernani Viriato de, Suhr, Inge Renate Frose, Ribeiro, Josina Maria Pontes, França, Maria Cristina Caminha de Castilhos, Calefi, Paulo Sérgio, & Brito, Wanderley Azevedo de. (2020) Sistema de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Vitória, ES: IFES/NAPE, 2020. Recuperado em 15 setembro de 2023 de https://profept.ifes.edu.br/images/ stories/Turma_2020/Autoavaliacao/Sistema_de_Autoavaliacao_do_ProfEPT_-_NAPE_-__2020.pdf

Leite, Denise, Verhine, Robert, Dantas, Lys Maria Vinhaes, & Bertolin, Julio Cesar Godoy. (2020). A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação – Revista de Avaliação da Educação Superior, 25(2), 339-353. Recuperado em 20 setembro, 2023, de https:// periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4023/3765.

Leite, Denise. (2005). Reformas Universitárias: Avaliação institucional participativa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Observatório ProfEPT. (2021). Plataforma do Observatório ProfEPT. Uberlândia (MG): IFTM. Recuperado em 16 setembro, 2023, de https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/

Polidori, Malis Morosini, Fonseca, Denise Grosso da, & Larrosa, Sara Fernanda Tarteer. (2007). Avaliação Institucional Participativa. Avaliação – Revista de Avaliação da Educação Superior, 12(2), 333-348. Recuperado em 12 maio, 2024, de https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/228

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. (2018). Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Vitória (ES): IFES. Recuperado em 10 setembro, 2023, de https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/ Res_CS_22_2018_-_Regulamento.pdf

Saul, Ana Maria. (2001). Avaliação Emancipatória: Desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. São Paulo: Cortez.

Saul, Ana Maria. (2015). Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa, 41(No. esp.), 1299-1311. http://dx.doi.org/10.1590/ S1517-9702201508143035


Submetido em:
09/11/2023

Aceito em:
17/05/2024

67057570a9539507230dac13 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections