Revista Brasileira de Avaliação
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Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação da Pós-Graduação: Survey aplicado aos Coordenadores de Programas da Área de Educação

Marlis Morosini Polidori, Claúdia Medianeira Cruz Rodrigues

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Resumo

O tema da Autoavaliação nos Programas de Pós-graduação ganhou especial atenção a partir da última ficha de avaliação da Capes que inseriu tal tema como item de avaliação. Desde então, tem se mostrado um desafio a ser gerido, pois a ficha também prevê a sua relação com o Planejamento Estratégico dos Programas. Este trabalho possui como objetivo levantar as opiniões dos Coordenadores sobre perspectivas de inovação e de utilização pedagógica da autoavaliação na Pós-Graduação (PG). Para tanto, foi aplicado um survey através do Google Forms a 188 Programas de Pós-graduação da área de Educação no Brasil, entre os dias 18 e 23 de maio de 2023 e 57 Coordenadores responderam ao instrumento de coleta. Os Coordenadores de programas entendem que a Autoavaliação não pode ser um fim em si mesma, porém, ela possui uma dimensão formativa e transformadora voltada para melhoria dos programas.

Palavras-chave

Autoavaliação. Survey. Coordenadores de programas

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Submetido em:
27/10/2023

Aceito em:
12/04/2024

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