Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202211005
Revista Brasileira de Avaliação
Entrevista

Jovens avaliadores, aprendam com os mais velhos, ou seja, os menos jovens, como devem fazer e como não devem fazer! E assim, ao imitarem, critiquem, refaçam e criem ininterruptamente. Entrevista com Thereza Penna Firme

Ana Maria Carneiro, Roberta Helena Moreira dos Santos

Downloads: 0
Views: 881

Resumo

Com graduação em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Psicologia Educacional pela University of Wisconsin (1965), mestrado em Educação pela Stanford University (1966) e doutorado em Educação e Psicologia da Criança e do Adolescente (1969) pela mesma instituição, Thereza Penna Firme é Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio e professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também Consultora Nacional e Internacional em Avaliação, especialmente no tema do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. Nesta entrevista, Thereza apresenta sua visão sobre a avaliação, os principais desafios no Brasil e sua trajetória mesclando a vida pessoal e profissional.

Palavras-chave

Campo da Avaliação. Brasil. Psicologia.

Referências

Dannemann, Angela Cristina, Penna Firme, Thereza, & Letichevsky, Ana Carolina. (2005). Setting up the Brazilian Evaluation Network: A challenging work with no boundaries. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 13(49), 523-533. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000400009.

Patton, Michael Q. (2013). The Future of Evaluation in Society: Top ten Trends plus One. In Stewart L. Donaldson (Org.), The Future of Evaluation in Society: A Tribute to Michael Scriven (pp. 45-62). Charlotte, Carolina do Norte, EUA: Informationage Publishing.

Penna Firme, Thereza, Stone, Vathsala lyengar, & Tijiboy, Juan Antonio. (2021). Avaliação de Programas Socioeducacionais: Como Enfocar e Pôr em Prática. São Paulo, SP: Fundação Itaú Para a Educação e Cultura.

Scriven, Michael. (1991). Avaliação: Um Guia de Conceitos. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

The Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. (1994). The Program Evaluation Standards. Califórnia: Sage Publication.

Worthen, Blaine R., Sanders, James R., & Fitzpatrick, Jody L. (2004). Avaliação de Programas: Concepções e Práticas. São Paulo (SP): Ed. Gente.


Submetido em:
21/02/2022

Aceito em:
21/02/2022

622b2bd7a95395428161f314 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections