Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

https://app.periodikos.com.br/journal/ijpe/article/doi/10.51995/2675-0333.v5i2e2020049
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo Técnico

Sustentabilidade e meio ambiente: propostas de atividades psicomotoras para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Kaio Felipe Tavares Santos

Downloads: 0
Views: 41

Resumo

Com o crescimento do desmatamento e a quantidade de resíduos toxico que podem poluir nosso solo e meio ambiente, no decorrer deste trabalho os professores da área escolar encontrará sugestões de atividades simples e que podem fazer a diferença no decorrer do desenvolvimento de crianças da educação infantil. Não é de hoje que sabemos que a psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Desta forma a ideia inicial sugestiva é interligação da psicomotricidade e sustentabilidade, de forma que consiga desenvolver os aspectos intelectual, emocional e motora dos alunos envolvidos, pois o professor pode criar e recriar com os materiais reciclados diversos jogos e atividades psicomotoras que vai ajudar no desenvolvimento dos seus alunos. Assim reitero que o papel do professor no ambiente escolar é usar de seus conhecimentos em prol do desenvolvimento coletivo e individual dos seus alunos, relembro que essa proposta pode ser usada e reformulada para cada ambiente e localidades onde será aplicada. Igualmente, informo a importância de estudos sobre essa abordagem como forma de aprendizado.

Palavras-chave

Aprendizagem motora. Educação escolar. Escola. Psicomotricidade.

References

MUNDO EDUCAÇÃO (UOL), DESMATAMENTO NO BRASIL, Disponível em: <> acesso em: 18 de novembro de 2021.

FONSECA, Vitor. Resumo: Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Congresso internacional “Education infantil y desarrolho de competencias”, organizado por la asociación mundial de educadores infantiles (amei-waece) en madrid los dias 28, 29 y 30 de noviembre de 2008. Disponível em: <https://cursocompletodepedagogia.com/resumo-desenvolvimento-psicomotor-e-aprendizagem/  > acesso em: 19 de novembro de 2021.

ONU, ONU e o Meio Ambiente, em 16 de setembro de 2020, Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente> acesso em: 04 de dezembro de 2021.

Associação Brasileira de Psicomotricidade, O QUE É PSICOMOTRICIDADE, Disponível em: <https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/> acesso em: 04 de dezembro de 2021.

PINHEIRO, Blenda Meireles Serra, et al. A importância da estimulação psicomotora para crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Human and Social Development Review-ISSN 2675-8245, 2022, 3.1: 0-0.

SOARES, Raphael Almeida Silva, et al. Dança, psicomotricidade e educação infantil: revisão de literatura e considerações para uma educação física escolar significativa. Research, Society and Development, 2021, 10.12: e530101220718-e530101220718.

 


Submitted date:
04/25/2023

Accepted date:
06/08/2023

666f832ca95395396177cb03 ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections