Revista de Direito e Sociedade: estudos interdisciplinares - ISSN 2965-8810
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Revista de Direito e Sociedade: estudos interdisciplinares - ISSN 2965-8810

Artigo de Revisão

FUTEBOL COMO ARENA DE RESISTÊNCIA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DO DIREITO NA LUTA CONTRA O RACISMO NOS ESPORTES

FOOTBALL AS AN ARENA OF RESISTANCE: THE ROLE OF EDUCATION AND LAW IN THE FIGHT AGAINST RACISM IN SPORTS

Camila dos Santos Silveira, Ricardo Mazuy Botelho

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Resumo

O presente artigo analisa a interseção entre o futebol, a educação e o direito na luta contra o racismo no esporte brasileiro. Partindo de uma abordagem histórica, o texto explora como o futebol, introduzido como um esporte elitista no Brasil, foi transformado em uma arena de resistência racial pelos jogadores negros e da classe trabalhadora. O artigo também discute o papel das legislações brasileiras, como a Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023) e o Estatuto da Igualdade Racial, no combate ao racismo dentro e fora dos estádios. No campo educacional, a inclusão de práticas pedagógicas antirracistas é apresentada como uma estratégia essencial para a formação de uma nova geração de atletas e torcedores conscientes. O texto argumenta que, embora haja avanços legislativos, o racismo no futebol permanece um desafio estrutural que requer mais do que sanções legais. A educação crítica, interdisciplinar e inclusiva é proposta como um meio de transformar o futebol em uma verdadeira arena de inclusão. O artigo conclui que o combate ao racismo no esporte demanda a união entre políticas públicas, educação antirracista e aplicação efetiva das leis.

Palavras-chave

Educação; legislação antirracista; racismo; esporte.

Abstract

This article analyzes the intersection between football, education, and law in the fight against racism in Brazilian sports. Using a historical approach, the text explores how football, introduced as an elitist sport in Brazil, was transformed into an arena of racial resistance by Black players and the working class. The article also discusses the role of Brazilian legislation, such as the General Sports Law (Law 14.597/2023) and the Racial Equality Statute, in combating racism both inside and outside the stadiums. In the educational field, the inclusion of anti-racist pedagogical practices is presented as an essential strategy for shaping a new generation of conscious athletes and supporters. The text argues that, despite legislative advancements, racism in football remains a structural challenge that requires more than just legal sanctions. Critical, interdisciplinary, and inclusive education is proposed as a way to transform football into a true arena of inclusion. The article concludes that fighting racism in sports requires the combination of public policies, anti-racist education, and the effective enforcement of laws.

Keywords

Education; anti-racist legislation; racism; sports.

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Submetido em:
25/08/2024

Aceito em:
26/09/2024

Publicado em:
07/10/2024

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