Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
REVISITANDO A OBRA: INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER?

REVISITANDO A OBRA: INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER?

Renan Antônio da Silva; Arantes Gomes do Nascimento; Emerson Aparecido Augusto; Rogério Lopes de Souza; Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra; Fabrício Augusto Correia da Silva

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Resumo

A obra Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? (2015), de Maria Teresa Eglér Mantoan, constitui um marco na discussão sobre educação inclusiva no Brasil. A autora aborda três eixos centrais: o conceito de inclusão, sua justificativa ética, legal e pedagógica, e as estratégias para sua efetivação nas escolas. Defende que a inclusão não se restringe a adaptações pontuais, mas exige uma transformação estrutural e cultural das instituições educativas. A análise crítica reconhece o mérito da clareza e acessibilidade da obra, mas aponta lacunas quanto ao enfrentamento das limitações materiais e estruturais da escola pública brasileira. O diálogo com autores como Saviani, Nóvoa e Lück enriquece o debate, evidenciando convergências e divergências em relação à formação docente e à gestão democrática. Conclui-se que a obra é referência essencial para compreender a educação inclusiva e para fortalecer o compromisso com uma escola democrática e socialmente justa.

Palavras-chave

Educação inclusiva; Formação docente; Gestão democrática; Direito à educação.

References

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2015.


Submitted date:
09/02/2025

Reviewed date:
09/22/2025

Accepted date:
09/25/2025

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