PRÁTICAS LÚDICAS VERSUS EDUCAÇÃO HUMANIZADA: A LUDICIDADE REDUZ A VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO INTERVALO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Carlos Alexandre Firme de Oliveira; Iêda Pinheiro Cortez; Iris Neles Silva; Vânia Duarte da Silva; Luana Pricila Vieira Oliveira; Edjon Martins de Carvalho; Emanoel Tuisdy Silva da Mata; Maria Sthela da Silva; Rosemeire Mafra Silva Torres; João Batista de Paiva Neto
Resumo
Embasar-se na ciência da ludicidade, a socialização e a autoeducação por meio dos movimentos, brinquedos, brincadeiras, jogos criam na mente das crianças um paradigma neurocerebral de entender as coisas pelo ângulo do mundo das crianças. A fantasia, o imaginário, o brincar é natural aprender construindo suas estratégias e mecanismos neurológicos. A transformação da realidade do ensino e aprendizagem, ampliar os índices qualitativos da educação. O intervalo monitorado, as mudanças físicas na escola, as modificações no trato dos recursos humanos, o financeiro, o emocional, o planejamento estratégico em pensar e executar ações mínimas que são grandiosas. Pois, seu alcance é incalculável, transformando a vida dos estudantes. Um dos mais nobres propósitos da educação contemporânea é buscar a qualificação dos alunos na totalidade. Objetivando desenvolver metodologias que modifiquem o tradicional intervalo e, sobretudo, diminuir a violência e acidentes no intervalo, com um modelo de projeto vivo exitoso que funciona na prática, trazendo benefícios inúmeros ao desenvolvimento holístico. Metodologicamente, fizemos um estudo de caso, abordando o sociológico, incluindo o pesquisador, por meio da observação, o recorte etnográfico, desenvolvendo uma intervenção, fazendo da teoria uma prática vivida e comprovada com sucesso reconhecido pelo grupo escolar em seus diálogos. Os resultados são significativos, pois o zelo com a escola, o respeito, os alunos vêm ao recinto escolar estudar, brincar, aprendendo a conviver juntos, diminuindo conflitos e os atos agressivos caíram significativamente, mostrando que com diálogo restaurativo, medidas simples e inteligentes mudam comportamentos.
Palavras-chave
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Submetido em:
02/06/2025
Revisado em:
17/06/2025
Aceito em:
30/06/2025