A IMPORTÂNCIA DE MARIA GUILHERMINA LOUREIRO NA EDUCAÇÃO
Elisabete dos Santos Silva; Ieda Pinheiro da Silva Oliveira; Fátima Carmelo Balthazar da Silveira Lima; Michel Alves da Cruz; Ana Kaline Lopes Soares
Resumo
Este trabalho é um relato historiográfico da trajetória profissional de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1839-1929), professora, escritora e tradutora que atuou no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais na segunda metade do século XIX e início do século XX. Na tentativa de compreender a constituição da trajetória profissional de Maria Guilhermina e a sua inserção no campo educacional brasileiro, procurei apontar as condições sociais experimentadas por Guilhermina e para as redes de sociabilidade nas quais ela se inscreveu. Nesse processo, o seu pertencimento religioso, a sua conversão ao cristianismo reformado e a sua ligação com os missionários e educadores presbiterianos de origem norte-americana que vieram para o Brasil na segunda metade do século XIX se mostraram decisivos. Foi inicialmente junto a esses missionários e posteriormente em viagem aos Estados Unidos que ela entrou em contato com o repertório pedagógico norte-americano. Além disso, foi a partir de sua condição religiosa que ela leu o mundo e orientou sua prática no campo educacional. Nesse processo, Maria Guilhermina se apropriou e fez circular saberes e práticas do repertório educacional norteamericano, constituindo-se, pouco a pouco, em uma mulher profissional da educação, especialista considerada à sua época como competente para intervir no campo educacional. Constituindo-se também como tradutora/mediadora entre dois universos culturais – Brasil/Estados Unidos –, colaborando para redefinir os possíveis da educação brasileira.
Palavras-chave
Referencias
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Submitted date:
25/04/2025
Reviewed date:
29/05/2025
Accepted date:
03/06/2025