Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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ARTIGO DE REVISÃO

O MARKETING E SUA IMPORTÂNCIA PARA PEQUENAS EMPRESAS

Marta Costa Santos; Tais Novais dos Santos

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Resumo

Este artigo examina a importância do marketing para pequenas empresas, destacando seu papel crucial na competitividade e sustentabilidade desses empreendimentos. Este estudo se concentrou especificamente na aplicação do marketing em pequenas empresas, com foco em empreendimentos com recursos limitados e presença restrita no mercado. Foram abordadas estratégias de marketing acessíveis e adaptáveis às necessidades e realidades das pequenas empresas, considerando suas restrições de orçamento e alcance. Nesse contexto o foco desse estudo foram estratégias para o crescimento da empresa através do marketing por canais digitais. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e com procedimento técnico de revisão de literatura. Ao longo do estudo foram conceituadas pequenas empresas, o uso da tecnologia pelas empresas, principalmente como canais de vendas e divulgação. Foi visto que esses canais digitais são muito importantes, já que acompanharam a alteração de comportamento em relação ao consumo e ao empreendedorismo, especialmente com a mudança de realidade no mundo pandemia e pós-pandemia. Também foi abordado os desafios para a inclusão como canal de vendas, como a logística, a alta taxa de devolução de produtos, o relacionamento com os consumidores e o controle dos principais indicadores. Com a análise dos artigos selecionados foi possível verificar que o uso da tecnologia permite as empresas mapearem o percurso do consumidor até a compra, compreender quais são os pontos de contato ao longo da jornada e intervir quando necessário. Com esse estudo foi possível concluir que é fundamental para as organizações planejarem de forma adequada os investimentos tecnológicos na área do marketing, levantando os principais custos de sua aquisição, os riscos envolvidos, os benefícios esperados, podendo promover assim resultados organizacionais mais satisfatórios.

Palavras-chave

tecnologia; canais digitais; marketing.

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Submetido em:
02/05/2025

Revisado em:
09/05/2025

Aceito em:
12/05/2025

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