DOCES DE IDENTIDADE: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA
Taynnã Valentim Rodrigues; Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
Resumo
O presente artigo discorre sobre o desenvolvimento de um projeto pedagógico desenvovido na ECIT. Francisco Ernesto do Rêgo, situada no munícipio de Queimadas- PB, que teve como preocupação reflexões sobre o processo de construção da identidade brasileira, tomando como aporte teórico a discussão realizada por José Carlos Reis (2007) ao evidenciar que não existe uma homogeneidade quando falamos sobre identidade no Brasil. A partir do pensamento de Reis é possível entender a complexidade do conceito de identidade e sua relação com a formação do Brasil enquanto um país marcado pela diversidade, que nem sempre é compreendida e valorizada. Diante desta problemática, foi proposto um projeto na qual nossos estudantes pudessem conhecer um pouco sobre a formação do Brasil em sua perspectiva histórica, social e política, a fim de perceber as múltiplas identidades presentes nessa história. Durante o desenvolvimento das atividades, conhecemos doces associados à identidade étnica de alguns povos, e assim nasceu o projeto “Doce de identidade”. A discussão apresentado se mostra em conexão com documentos oficiais da educação, como os Parâmentos Curriculares Nacionais em seu tema transversal “Pluralidade Cultural”, e ainda com respaldo legal na Lei n° 10.639/2003 e a Lei n° 12.288/2010 que rege o Estatuto da Igualdade Racial. E por fim, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 18, que também encontrasse articulado com as discussão do presente projeto, na perspectiva de promover uma educação antirracista.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
01/04/2025
Revisado em:
07/04/2025
Aceito em:
17/04/2025