Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/doi/10.5281/zenodo.14938154
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

INSERÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO BRASILEIRO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

INSERTION OF THE ENGLISH LANGUAGE IN BRAZILIAN EDUCATION: A BIBLIOGRAPHIC STUDY

Vania Gomes de Souza 1, Dayvison Bandeira de Moura 2, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra 3, Renan Antônio da Silva 4, Marcelo Máximo Purificação 5

Downloads: 0
Views: 46

Resumo

A inserção do inglês no ensino brasileiro reflete a crescente necessidade de dominar uma língua estrangeira no contexto globalizado, embora enfrente desafios relacionados às desigualdades socioeconômicas e à hegemonia cultural. A inclusão do inglês como componente curricular obrigatório é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos brasileiros. O objetivo geral deste estudo é analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a inserção da língua inglesa no ensino brasileiro, considerando o contexto histórico, as políticas públicas, as metodologias de ensino adotadas e os desafios enfrentados no processo de implementação dessa língua estrangeira nas escolas. A metodologia deste estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica, que consiste na análise de publicações acadêmicas, artigos científicos e livros que abordam a inserção da língua inglesa no ensino brasileiro. Dessa forma, conclui-se que, para que o Brasil possa aproveitar plenamente os benefícios da inserção da língua inglesa no seu sistema educacional, é necessário um esforço conjunto de governos, educadores e sociedade. A língua inglesa, longe de ser apenas mais uma disciplina curricular, deve ser vista como uma ferramenta essencial para a inclusão social, o desenvolvimento pessoal e o crescimento econômico do país.

Palavras-chave

Língua Inglesa. Ensino brasileiro. Políticas educacionais

Abstract

The insertion of English in Brazilian education reflects the growing need to master a foreign language in a globalized context, although it faces challenges related to socioeconomic inequalities and cultural hegemony. The inclusion of English as a mandatory curriculum component is essential for the personal and professional development of Brazilians. The general objective of this study is to analyze, through a bibliographic review, the insertion of the English language in Brazilian education, considering the historical context, public policies, adopted teaching methodologies, and challenges faced in the process of implementing this foreign language in schools. The methodology of this study is based on a bibliographic review, which consists of analyzing academic publications, scientific articles, and books that address the insertion of the English language in Brazilian education. Thus, it is concluded that for Brazil to fully harness the benefits of the insertion of the English language into its educational system, a joint effort from governments, educators, and society is necessary. The English language, far from being just another curricular subject, should be seen as an essential tool for social inclusion, personal development, and the economic growth of the country.

Keywords

English Language. Brazilian Education. Educational Policies

References

ALMEIDA MENEZES, Danielle. Ensino de inglês e formação de professores: reflexões sobre o contexto brasileiro. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 9, n. 17, p. 151-164, 2017.

DE LUNETTA, Avaetê; GUERRA, Rodrigues. METODOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 5, n. 8, p. e585584-e585584, 2024.

SCAGLION, Luiz Fernando. Políticas nacionais sobre o ensino de língua inglesa no Brasil: o que dizem os documentos sobre a sua inserção nos currículos escolares. 2019.

SOUSA SILVA, Ângela Cristina. A importância do ensino da língua inglesa na educação básica em instituições públicas brasileiras. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 9, n. 1, p. 82-90, 2022.

SOUZA GUEDES, Annallena et al. Ensino de Língua Inglesa no contexto brasileiro: práticas de sucesso. Pimenta Cultural, 2021.


Submitted date:
01/06/2025

Accepted date:
02/26/2025

67c068a1a9539559ae12b502 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections