O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
The Teaching of the English Language in Elementary Education and the Teacher Training Policy
Vania Gomes de Souza 1, Dayvison Bandeira de Moura 2, Marcelo Máximo Purificação 3, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra 4, Renan Antônio da Silva 5.
Resumo
A globalização tornou o domínio da língua inglesa essencial para a comunicação e inclusão social, refletindo-se na sua inclusão no currículo do Ensino Fundamental no Brasil. No entanto, desafios como a falta de preparação dos professores e a marginalização do ensino de idiomas comprometem o desenvolvimento das competências linguísticas necessárias para a participação ativa no mundo globalizado. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção da língua inglesa no Ensino Fundamental brasileiro, investigando as práticas pedagógicas e as políticas de formação de professores que cercam esse processo. A metodologia deste estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica, que envolve a análise de publicações acadêmicas, artigos científicos e livros que tratam da introdução da língua inglesa no contexto educacional brasileiro. Em suma, as diretrizes da BNCC, quando aplicadas de maneira eficaz, têm o potencial de transformar a educação básica no Brasil. Para isso, é necessário um comprometimento contínuo de todos os envolvidos em construir um sistema educacional que valorize tanto o conhecimento formal quanto o saber experiencial, promovendo uma formação integral e cidadã.
Palavras-chave
Abstract
Globalization has made English language proficiency essential for communication and social inclusion, which is reflected in its inclusion in the elementary school curriculum in Brazil. However, challenges such as the lack of teacher preparation and the marginalization of language teaching compromise the development of the linguistic skills necessary for active participation in the globalized world. In this context, this study aims to analyze the inclusion of English in Brazilian elementary school, investigating the pedagogical practices and teacher training policies that surround this process. The methodology of this study is based on a bibliographic review, which involves the analysis of academic publications, scientific articles and books that deal with the introduction of English in the Brazilian educational context. In short, the BNCC guidelines, when applied effectively, have the potential to transform basic education in Brazil. To this end, it is necessary for everyone involved to have a continuous commitment to building an educational system that values both formal knowledge and experiential knowledge, promoting comprehensive and civic education.
Keywords
References
ALENCAR, Elisa Borges de Alcântara. Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins: cenas de letramento crítico. 2017.
ANDRADE, Antonia Costa; SANTOS COSTA, Maria da Conceição; MARIA DA CONCEIÇÃO, R. O. S. A. Política de formação de professores e professoras no brasil:: o programa residência pedagógica na região norte. REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576), v. 13, 2021.
ANJOS, Flávius Almeida dos. Desestrangeirizar a língua inglesa: um esboço da política linguística. 2019.
CORRÊA, Edith Santos. A política de formação de professores de língua inglesa e os desafios da prática cotidiana na escola pública. 2018.
COSTA, Fabrízia Lúcia da. A formação de professores de língua inglesa e o Estágio Supervisionado: o movimento das experiências, crenças e identidades. 2014.
DE LUNETTA, Avaetê; GUERRA, Rodrigues. METODOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 5, n. 8, p. e585584-e585584, 2024.
MELLO, MGB et al. Política pública para implementação do ensino de língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o exemplo de Rolândia, PR. TONELLI, JRA; PÁDUA, L. de S.; OLIVEIRA, TRR Ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças no Brasil Curitiba: Appris, 2017.
SOUZA, José Batista; SANTOS, Emelson José Silva; DOS SANTOS, Géssica Cruz. Formação do professor de língua inglesa: por um ensino de qualidade. 2016.
Submitted date:
02/03/2025
Accepted date:
02/17/2025