Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

JOGANDO CAPOEIRA NA ESCOLA – um paralelo entre a com a cultura afro-brasileira dentro da escola.

Angélica Vier Munhoz 1, Erni Soares de Azevedo Junior 2.

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Resumo

Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, a qual aborda como temática o ensino da Arte Luta Capoeira e sua relação com o ambiente escolar. O texto traz uma discussão sobre a capoeira e a escola partindo do pressuposto de seu nascimento como luta sem relação direta com o ensino até apresentar-se como um ato totalmente lúdico. O texto traz um pequeno contexto histórico onde conta sobre reviravoltas no mundo capoeirano. De clandestina, marginalizada e proibida, a capoeira passa a ser vista como um dos ícones da cultura nacional. Em 1934, no governo de Getúlio Vargas, um ato presidencial retira a capoeira e outras manifestações afrodescendentes. Apresenta a escola como um ponto importante para entendendermos a discussão e faz um encontro de saberes sobre os valores e referências afro-brasileiras com ancestralidade, religiosidade, corporeidade, ludicidade, oralidade, musicalidade, comunhão e circularidade. Esses valores e referências são apresentados e movimentados através do pensar de autores como Veiga neto e Schimit (2001) Trindade (2013), Ponso e Araújo (2014,) Paiva (2007), Cruz (2003) que facilitam o nosso entendimento sobre texto.

Palavras-chave

referencias afro-brasileiras, escola, capoeira

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Submetido em:
14/07/2020

Aceito em:
25/08/2020

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