MULTIPLICADORES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: Um relato de experiência formativa de estudantes da Rede Pública de Ensino
André Luiz Correia da Cruz
Resumo
O presente artigo trata do relato de experiência, sobre a implantação do projeto para Formação de Multiplicadores do Programa Saúde na Escola, contando com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II, com apoio dos professores da rede pública de ensino do município de Dias D'Ávila-BA, em interlocução com os profissionais do Sistema Único de Saúde local.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Programa Saúde na Escola. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2011.
______. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DST e Aids. Manual do multiplicador: adolescente / Ministério da Saúde, Coordenação Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Contagem Populacional. 2018. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidades>. Acesso em: 09 de fev. 2019.
______. Censo Escolar. Disponível em: <www.edudatabrasil.inep.gov.br>. Acesso em 09 de fev.2019.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A formação do professor: um olhar fenomenológico. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.) Formação de Professores? Da incerteza à compreensão. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
CANDEIAS, NMF. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev Saúde Pública = J Public Health. 1997;31(2):209-13.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ª edição rev. – Uberlândia: EDUFU, 2015.
FARAH, Beatriz Francisco. A educação permanente no processo de organização em serviços de saúde: as repercussões do curso introdutório para equipes de Saúde da Família – experiência do município de Juiz de Fora (MG). Juiz de Fora: 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Relatório Anual de Gestão 2019. Dias D’Ávla: Secretaria Municipal de Saúde, 2020.
SAVIANI, D. As Concepções Pedagógicas na história da Educação Brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil.” Campinas, 2005.
SCHALL, V.; STRUCHINER, M. Educação no Contexto de Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: Teorias e Tendências Pedagógicas. In: CZERESNIA, D. et al. (Orgs.) AIDS: Pesquisa Social e Educação. São Paulo: Hucitec/Abrasco. p. 84-105.
Submetido em:
02/07/2020
Aceito em:
30/07/2020